Palestra proferida na reunião promovida
pelo Corpo de Capelães Oficiais do Brasil (CCOB) com vários atores sociais em
busca de apoio e subsídios para o Projeto Guardiões da Paz “Capelão Mirim”,
realizada na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão no dia
13/09/2016.
Um
grupo de índios xavantes – povo então recém-descoberto – é levado ao Rio de
Janeiro para conhecer a civilização. Após verem tantas coisas que os aturdia,
os silvícolas, intrigados, indagavam ao sertanista que os ciceroneava como se abastecia
aquela gente toda: donde lhes vinham à carne, as frutas, os legumes, etc.
O
sertanista os leva então a um grande mercado, o CEASA da época e se orgulha em
exibir-lhe as imensas pilhas de hortifrutigranjeiros que entulhavam o pavilhão.
Subitamente escuta-se um grito xavante de reunir. Todos os índios acorrem para
o lugar do grito.
Quando
o sertanista chega ali, depara com uma cena inusitada: todos em roda, os
xavantes, contemplavam atônitos um menininho que comia restos de lixo no chão
do empório.
Inquirido,
o sertanista só pode informar que a criança devia ser de família muito pobre e
certamente sobrevivia daquela forma. A visita perdeu toda a graça para os
xavantes.
Só
no regresso à tribo, o sertanista compreendeu porque antes de dizer uma palavra
sequer sobre as maravilhas da nossa civilização, os xavantes emocionados,
relataram a cena do menininho comendo lixo. Fora o que mais impressionara na
“civilização” do homem branco.
Para
esse povo que julgávamos “selvagem”, a criança era sagrada. Ela passava antes
de tudo e de todos.
PROJETOS CRIADOS E
EXPERIMENTADOS
-
Ronda Escolar 9º BPM (01Mar2004)
-
Trabalho e Cidadania (13Mar2009)
-
Ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, através de medidas
socioeducativas (prestação de serviços) (01Dez2009)
-
Cadete Mirim (11Fev2014)
PROJETO
RONDA ESCOLAR 9º BPM
Criado
em 01Mar2004 no 9º Batalhão de Polícia Militar.
Dinamização do policiamento nas escolas públicas da
rede estadual, municipal e posteriormente comunitárias da área geográfica sob a
responsabilidade do 9º BPM, compreendendo um total de 54 (cinqüenta e quatro)
bairros de São Luís, através da modalidade motorizada e a pé.
Parceria
com a direção das escolas, para que os policiais-militares designados pudessem
cumprir suas metas na área do policiamento específico.
Objetivos:
- Incrementar, na estrutura operacional do 9º BPM, a
mentalidade de uma polícia voltada para o policiamento escolar, através de
ronda escolar;
- Exteriorizar a preocupação da PMMA, no alcance de
uma nova mentalidade no exercício constitucional da Polícia Preventiva;
- Promover a Interação contínua entre a PMMA através
do 9º BPM com segmentos da sociedade escolar – alunos, pais e professores;
- Atuar preventivamente, diminuindo sensivelmente as
ocorrências nas escolas, melhorando a qualidade e produtividade na
operacionalidade da Corporação.
TRABALHO E CIDADANIA
Criado
em 13Mar2009.
A APMGD como órgão de ensino superior da PMMA, a
exemplo das Universidades, Faculdades, Campus, através do conhecimento
científico que manipula, deve agir em três frentes:
1) Ensino – permitir uma formação profissional,
técnica e científica;
2) Pesquisa – base para busca e descoberta do
conhecimento científico, desenvolvendo-se para o alcance do conhecimento da
realidade;
3) Extensão – materializada na prestação de serviços
à sociedade e na integração com a mesma.
- Calcado nesta última frente, à extensão, a APMGD
em parceria com a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária – SAAP,
desenvolverá esforços no sentido de propiciar aos internos acima selecionados
pela coordenação do Projeto Trabalho e Cidadania (Nadja Waléria Vilela Câmara),
oportunidade de se reintegrar na sociedade, além de ajudá-los na remissão de
sua pena.
- Assim, fica cristalino que experiências como esta
em recepcionar internos da Penitenciária de Pedrinhas que cumprem regime aberto
e semi-aberto e que prestarão serviços profissionais na APMGD, sem sombra de
dúvidas contribuirá para o processo de ressocialização.
Marcelo Marques Pereira – pintor; José Ribamar
oliveira Pereira – pintor; Francisco Carlos Santos Chagas – pedreiro; Raimundo
Freire de Lima – serviços gerais.
RESSOCIALIZAÇÃO DE
ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, ATRAVÉS DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
(PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS)
Criado
em 01Dez2009 no 10 Batalhão de Polícia Militar em Pinheiro.
Instigado pela Assistente Social do CREAS (Centro de
Referência Especializado de Assistência Social), Rosyléia Joana Melo Pacheco e
referendado pelo Prefeito Municipal de Pinheiro, José Arlindo Silva Souza, no
sentido da necessidade de serem criados mecanismos para atender os jovens
adolescentes em conflito com a lei, oportunizando-lhes o cumprimento de medidas
sócios-educativas e passando a inserir valores, contribuindo para a
transformação em futuro homens de bem, surgiu a idéia em instituir um Projeto a
nível da Unidade Policial Militar que pudesse acolher adolescentes oriundos do
Ministério Público e do Judiciário da Comarca de Pinheiro, em virtude das
decisões processuais.
O 10º Batalhão de Polícia Militar, instituição
responsável pela garantia da ordem pública na região da Baixada Ocidental
Maranhense, vem pautando suas ações diante da filosofia de Polícia Comunitária,
baseando-se na premissa de que Polícia e Comunidade devem trabalhar juntas para
identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, objetivando a
melhoria da qualidade de vidas das pessoas.
Objetivo Geral:
Realizar o acolhimento de adolescentes em conflito
com a lei na execução de medidas socioeducativas (Prestação de Serviços à
Comunidade), disponibilizando a execução de atividades de acordo com as suas habilidades
físicas e intelectuais no 10º Batalhão de Polícia Militar.
Objetivos Específicos:
a. inserir os adolescente em atividades de rotina do
quartel (formatura geral, instrução de saúde física, práticas desportivas e
campanhas educativas), observando as restrições referentes às áreas e seções de
acesso exclusivo a Policiais Militares;
b. fomentar nos adolescentes o interesse do mesmo
pela atividade policial militar, como profissão a ser seguida no futuro;
c. despertar nos adolescentes envolvidos no projeto
valores sociais fundamentais, como hierarquia, disciplina e respeito, que
permeiam as relações interpessoais na caserna;
d. garantir aos adolescentes o acompanhamento por
profissionais de segurança pública na realização de suas atividades;
PROJETO CADETE MIRIM
Criado em 11Fev2014 na Academia de Polícia Militar “Gonçalves
Dias”
Diagnóstico:
A faixa etária que vai dos 10 aos 16 anos é um
período marcado por descobertas, onde a criança e o adolescente começam a
interagir com os mais diversos grupos sociais, começa a ser exposto por uma
avalanche de informações, começa a absorver e reproduzir as boas e,
infelizmente, as más influências conforme vai se associando aos grupos sociais,
seja na igreja, seja no bairro, o que o direcionará para o bem ou para o mal,
conforme as influências.
É
justamente nesta fase que os jovens, notadamente os que residem nos bairros
periféricos, oriundos de famílias carentes, muitos deles afastados da escola,
ou ainda em escolas que não praticam a educação em período integral, estão mais
propensos a serem cooptados pela marginalidade, tonando-se um verdadeiro “grupo
de risco” em virtude da ociosidade e da falta de perspectivas quanto ao futuro.
Muitos
desses jovens vivem e convivem em famílias esfaceladas pelo desemprego, pelo
alcoolismo, pela ausência da figura paterna que obriga a mãe a passar o dia
inteiro fora no trabalho, ficando a criança/adolescente sem um referencial de
valores pra seguir, valores como disciplina, civismo, hierarquia, respeito ao
próximo, organização, dedicação aos estudos, determinação, perseverança,
convívio social, prática esportiva, dignidade, consciência ambiental,
altruísmo, responsabilidade, camaradagem, religião, enfim, valores éticos e
morais que são essenciais na formação do futuro cidadão.
Consciente
desse “papel social” e dessa responsabilidade que vai além das atribuições
previstas na Constituição Federal, a APMGD apresenta como atividade de
extensão, o Projeto “Cadete Mirim” que se destina a transmitir aos jovens um
paradigma positivo a ser seguido, um modelo de cidadania insuflado pela
convivência com a doutrina militar, com a pedagogia do bom exemplo adotada pela
APMGD, exortando nas crianças/adolescentes a dedicação ao estudo e o culto de
bons valores como forma de suplantarem a condição social adversa que lhes fora
imposta.
Por
outro lado, a PMMA, promotora de cidadania, necessita despertar o interesse
para o ingresso em seus quadros de jovens comprometidos com o bem estar da
sociedade e que vislumbrem na Organização Policial Militar - OPM verdadeiras
possibilidades de acesso a uma carreira digna e promissora.
Objeto do Projeto:
Projeto de ressocialização de menores sujeitos à
cooptação pela marginalidade em função da ausência de valores éticos e morais e
da falta de paradigmas positivos que sirvam como referencial para estes jovens.
O
Projeto “Cadete Mirim” apresenta fundamentação teórica em experiências
positivas observadas em todo o Brasil que se utilizam da laborterapia como
instrumento para insculpir na mentalidade de jovens, o valor do esforço
próprio, do estudo e do trabalho para suplantar as difíceis condições do meio
social em que vivem.
Justificativa:
A relevância do Projeto “Cadete Mirim” se reveste do
caráter iminente de redução dos índices de criminalidade na região
metropolitana da São Luís, fundamentando-se na prevenção, na antecipação e
minorização dos fatores sociológicos que fomentam a arregimentação da juventude
dos bairros periféricos para o mundo da infração penal.
Historicamente,
observou-se a existência de outras experiências, com o mesmo viés pedagógico e
cunho social:
1)
Projeto Policial Mirim de autoria do Major QOPM Paulo Alfredo Donjie de
Oliveira, então Comandante da 7ª Companhia Independente da PMMA e o Projeto
Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Maranhão.
2)
Projeto “Resocialização de Adolescentes em Conflito com a Lei Através de
Medidas Socioeducativas” do então Comandante do 10º BPM da PMMA, Ten Cel QOPM
Carlos Augusto Furtado Moreira.
3)
“Programa Bombeiro Mirim”, na cidade de Apucarana-PR, do Major QOBM Hemerson
Saqueta Barbosa, do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), do
Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (PMPR), cujo
objetivo é Instruir e acompanhar crianças e adolescentes em situação de risco
social e/ou com violação de direitos.
4)
“Programa Bombeiro Mirim” Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande de do Norte
(CBMRN) com o objetivo de objetivo orientar e instruir corretamente as crianças
como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior
integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.
5)
Projeto pioneiro no Brasil identifica-se o “Projeto Polícia Mirim” do Instituto Educacional Gumercindo de Paiva
Castro, fundado em 15 de março de 1962, com o objetivo de atender crianças e
adolescentes, provenientes de famílias de baixa renda, do sexo masculino,
proporcionando-lhes atividades socioeducativas e esportivas. Atendeu nos seus
51 anos de fundação mais de 5.000 crianças e
adolescentes do sexo masculino, com o principal objetivo de complementação escolar e formação do individuo, visando o retorno e/ou permanência escolar, além de propiciar ambiente para discussões sobre direitos e cidadania e fortalecimento de vínculos, para alunos provenientes de comunidades carentes do município de Birigui-SP.
adolescentes do sexo masculino, com o principal objetivo de complementação escolar e formação do individuo, visando o retorno e/ou permanência escolar, além de propiciar ambiente para discussões sobre direitos e cidadania e fortalecimento de vínculos, para alunos provenientes de comunidades carentes do município de Birigui-SP.
Público Beneficiado:
- Crianças e adolescentes em condições de
risco social entre 10 a 16 anos de idade;
- Crianças e
adolescentes matriculadas em escola pública;
- Crianças e adolescentes oriundas de bairros
periféricos com alto índice de criminalidade;
- Crianças e adolescentes oriundas de famílias
indubitavelmente carentes;
- Crianças e adolescentes pertencentes a famílias
com ausência da figura paterna ou materna.
Objetivo Geral:
- Fornecer às crianças e adolescentes em situação de
risco social um modelo de cidadania, através da pedagogia do bom exemplo,
ocupando o tempo ocioso com atividades que funcionem como uma prevenção de
incidência criminal.
Objetivos Específicos
-
Proporcionar uma visão de mundo cidadanizante;
-
Resgatar valores como disciplina, hierarquia, cidadania,
civismo, amor aos estudos, dedicação, perseverança, organização, consciência
ambiental, amor aos esportes, dignidade, respeito ao próximo, convívio social,
altruísmo, responsabilidade, entre outros;
-
Estimular o comportamento e a assiduidade na escola;
-
Melhorar a autoestima e o convívio familiar;
-
Propiciar instruções de Educação Física nas
modalidades de natação, futebol, voleibol, atletismo, hipismo, entre outras;
-
Criar consciência de instrução de educação
ambiental;
-
Prevenir quanto ao uso de drogas;
-
Participar de Cultos Ecumênicos.
-
Visitar Unidades Policiais Militares - UPM’s como
Grupo Tático Aéreo - GTA, Batalhão de Polícia de Choque - BPCHOQUE, Canil do
BPCHOQUE, Batalhão de Polícia Ambiental - BPA e 1º Esquadrão de Polícia Montada
- 1º EPMONT;
-
Visitar Teatros, Museus, Palácios, Centro Integrado
de Operações Policiais - CIOPS, Colégio Militar Tiradentes - CMT, Colégio
Militar 02 de Julho (CBM), entre outros.
-
Conveniar com o Serviço Social da Indústria - SESI,
Serviço Nacional do Comércio - SENAC, Serviço Social do Transporte - SEST,
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, para cursos
profissionalizantes;
- Instruir através de Defesa Pessoal.
“A única arma para
melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as
pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a
amar.”
Nelson Mandela
Carlos Augusto Furtado Moreira
Conselheiro do CCOB
¯\_(ツ)_/¯ ©
ResponderExcluir2017
Viva 2016!
Em 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma equivocada assim:
“O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas”, diz Grazziotin.
Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica.
Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de 2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Tal ação acorrida em 2016 ocasionou o triunfo sobre a incompetência. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável.
Qual foi, afinal, essa ação sui-generis?
Tal fato luminoso foi o:
— «Tchau querida!»*
[ (*) a «Coração Valente©» do João Santana; criada, estimulada e consumida. Uma espécie de Danoninho© ‘vale por um bifinho’. ATENÇÃO: eu disse Jo-ã-o SAN-TA-NA].
Eis aí um momento progressista, no ano de 2016. Sem PeTê. Sem baranguice. Sem política kitsch do Petismo.
A volta de decoro ao Brasil.
Feliz 2017 a todos.
[P.S.: a todos do blog, que fiquem atentos à picaretagem em 2017 & que vossas mentes permaneçam rápidas perante ao ilusionismo do PT. Um sublime 2017!].