quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS HOMENAGEIA A AMCLAM


No dia 15/05/2019, os vereadores da Câmara Municipal de São Luís, acolhendo indicação do Vereador Cesar Bombeiro, homenageou a Academia Maranhense de Ciências, Letras e artes Militares (AMCLAM). A solenidade foi presidida pelo Vereador Honorato Fernandes, cuja mesa de honra foi integrada Raimundo Nonato Silva Júnior (Nonato Chocolate), Secretário Municipal Extraordinário de Relações Parlamentares, representando o Prefeito Municipal de São Luís (Edivaldo Holanda Braga Júnior); 2º Ten ExB Joseane Moreira, Chefe da Enfermagem do 24º BIS, representando o Comandante do 24º BIS (Ten Cel ExB Sousa Filho); Pedro Robson Holanda da Costa, 1º Secretário da FIEMA; Teodoro de Jesus Diniz Moraes, Ex-Comandante Geral da PMMA; José Augusto Silva Oliveira, Presidente do IHGM; Antônio Noberto, Presidente da ALL.


O vereador, da sua humildade, simplicidade e luta, acredita que outra sociedade é possível e, com certeza, mais solidária e fraterna é possível, a partir de quando a educação deixa de ser discurso de oportunistas e se torne realidade com escolas públicas de qualidade e de compromisso em que a cidadania comece a ser construída desde a infância, reconheceu ainda a importância da Academia por seu fomento à educação e ao conhecimento.


Ao usar a tribuna para justificar a concessão do diploma à Academia, Cezar Bombeiro lembrou que a instituição foi idealizada pelo coronel Carlos Augusto Furtado Moreira e frisou ser ela necessária para exprimir e representar o potencial científico e artístico da Polícia Militar do Maranhão e do Corpo de Bombeiros. “Ela é muito útil para demonstrar a qualidade intelectual das duas corporações e é motivo de orgulho para todos nós. Ela demonstra que além do preparo militar, os membros destas corporações também têm preparo intelectual”. Temos que lutar para que homens e mulheres possam ter o direito à educação e através dela possam ser no futuro, protagonistas das suas próprias histórias, conquistada nos bancos escolares e mais tarde nas faculdades e posteriormente nos concursos públicos”, justificou o vereador. A minha proposta de homenagear a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares é por ver e acreditar em seus membros a seriedade, os princípios e valores que com certeza serão multiplicados em nos mais diversos segmentos sociais e mais precisamente alcance a juventude.

Após a sua fala, o Vereador Cesar Bombeiro, entregou um Diploma de Reconhecimento ao Presidente da AMCLAM, Cel furtado.


O secretário Raimundo Nonato salientou os cumprimentos do prefeito Edivaldo Holanda à academia homenageada e destacou ser algo relevante um evento que reuna representantes das artes, cultura e ciências.

Por sua vez, Honorato Fernandes declarou que “empunhar o conhecimento é muito importante neste momento em que o governo da União propõe o desmonte da educação. Esta homenagem é uma ousadia para mostrar que a Polícia Militar entende de segurança pública e de letras, artes e ciências”. 

Utilizando da palavra, o Cel Furtado discursou:

Senhoras e senhores, boa tarde!


Registro meus cumprimentos à mesa de honra aos integrada pelo Vereador Honorato Fernandes, Presidente; Vereador Cezar Bombeiro, autor do requerimento e servindo de secretário; Raimundo Nonato Silva Júnior (Nonato Chocolate), Secretário Municipal Extraordinário de Relações Parlamentares, representando o Prefeito Municipal de São Luís (Edivaldo Holanda Braga Júnior); 2º Ten ExB Joseane Moreira, Chefe da Enfermagem do 24º BIS, representando o Comandante do 24º BIS (Ten Cel ExB Sousa Filho); Pedro Robson Holanda da Costa, 1º Secretário da FIEMA; Teodoro de Jesus Diniz Moraes, Ex-Comandante Geral da PMMA; José Augusto Silva Oliveira, Presidente do IHGM; Antônio Noberto, Presidente da ALL.


Cumprimento as digníssimas autoridades presentes que se predispuseram a nos prestigiar comparecendo à esta Sessão Solene, suas presenças nos enchem de orgulho e intensa satisfação.

Cumprimento aos meus diletos e ilustres confrades: Jesus, Pedro Ivo, Lopes, Frazão (o maior artista que conheço, autor do brasão, do rosto do Brigadeiro Falcão e que prepara o busto do mesmo para a Solenidade de Aniversário da AMCLAM), Frank, Rodrigues (Autor do Hino da AMCLAM), Márcio, Maciel, Ebnilson
da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, com estes formamos uma família – a Família AMCLAM e assim nos regozijamos cotidianamente, acessando suas habilidades, suas performances e suas vitórias.

De igual sorte, cumprimentamos aos nobres confrades de outros Sodalícios aqui presentes.

Em nome de minha esposa, Sra. Fabiane dos Santos Santana Moreira, cumprimento as consortes dos nossos confrades, todas as mulheres presentes.

Em nome de minha irmã Yd-Olanda, meu cunhado Marcos Marques e de minha filha Camila, cumprimento meus familiares aqui presentes.

Início as minhas palavras exercitando o dom da gratidão, pois como eternizou Bárbara Coré (uma blogueira brasileira): “Agradecer a Deus depois que Ele responde a uma oração, é GRATIDÃO. Agradecer a Ele antecipadamente, é FÉ...”

Assim, quando oramos para que a AMCLAM recebesse o reconhecimento público e aqui materializada através dos lidmos representantes do povo Ludovicense – suas excelências, os edis, só podemos agradecer a esse Deus maravilhoso e único, porque sempre nutrimos a fé, a qual move montanhas.

A mesma Bárbara Coré, vaticinou ainda: “Mesmo que nossos projetos e sonhos sejam cortados no tronco, quando Deus tem um propósito em nossas vidas, nós continuamos a dar frutos.
Nunca esmoreça, nunca desista, sempre acredite que pode, que consegue, que vencerá!

E é nesse espírito de gratidão que do interior do meu ser, agradeço ao nobre Vereador Cezar Bombeiro e seus diletos pares, que aprovaram por unanimidade a indicação deste edil que vem se destacando pela gama de serviços que vem oferecendo à cidade de São Luís e em particular aos bairros que compõe a área territorial em que nasceu e vive até os dias atuais – o bairro da Liberdade.

A distinção em homenagear “A Casa do Brigadeiro Falcão” – A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes, demonstra sensibilidade para que com os militares e civis que compõem nosso sodalício, vez que observam nestes, propósitos de estudos, pesquisas, desenvolvimento de atividades nas áreas das ciências sociais, letras e artes, para contribuir com a construção de uma sociedade fraterna e igualitária.

Permitam-me dividir com vocês os avanços que a AMCLAM tem experimentado desde a sua criação em 31/05/2018:
- Legalização em todos os órgãos públicos estatais: em nível federal, estadual e municipal, estando em dias com todos os seus impostos;
- Associou-se a Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI), entidade esta que vem criando alternativas para fortalecer as entidades e sodalícios culturais maranhenses;
- Produção e difusão de conhecimentos, em face do alto nível de seus integrantes: doutores, mestres, especialistas e graduados acadêmicos (através de palestras, ciclo de debates, projetos experimentais, exposições etc.);
- Presença constante de seus Acadêmicos, representando a entidade em solenidades, atividades acadêmicas, em São Luís e outros Estados. Tanto que a AMCLAM já foi convidada para intercambiar experiências com Israel, Estados Unidos e Marrocos;
- Convidada para integrar a Academia de Letras Militares do Brasil (ALMEBRAS), sediada em Brasília (DF), com três assentos;
- Integrou-se a Federação das Academias de Letras do Maranhão, estando por receber nos próximos dias a sua certificação;
- Está em vias de assinar Protocolo de Intenções com as Universidades Federal e Estadual do Maranhão, para desenvolvimento em conjunto de atividades acadêmicas e impressão das obras de seus Acadêmicos.

Para uma jovem Academia, as vitórias são tantas que nos estimulam a caminhar firmemente e cada vez mais no solo fértil da cultura e das artes maranhenses.

Assim finalizo, agradecendo do fundo do meu coração, os meus nobres confrades, por terem acreditado em nossa ideia, transformada em projeto e que vem se solidificando a cada dia.

Senhoras e Senhores “O encanto da vida depende unicamente de boas amizades que cultivamos! Só Deus dá a vida, mas você pode dar aos outros, a alegria de viver”.

Uma excelente tarde a todos nós, muito obrigado.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

SILÊNCIO

Silêncio por favor eu lhes peço. Silêncio em nossa última homenagem à um mortal, imortal. Silêncio em respeito ao seu adeus terreno. Silênci...