terça-feira, 15 de março de 2011

30 ANOS DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS À POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

No dia 05 de março do ano de 1981, integrando uma turma de 136 cidadãos, iniciamos nossas atividades na gloriosa Polícia Militar do Maranhão.
Naquela oportunidade em uma manhã ensolarada, civis, soldados e cabos, partimos em busca de um objetivo - o Curso de Formação de Sargentos da PMMA.
Voltando ao passado, nossa primeira atividade foi adentrar ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP (nosso CFAP querido), de joelhos, do Portão das Armas ao prédio da Administração, conduzidos pelo então 1° Ten QOPM Pedro Paulo Pereira Oliveira (mais tarde, Cel QOBM Cmt Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão - CBMMA e Diretor Geral do Deparatmento Estadual de Trânsito - DETRAN), para logo em seguida lavarmos os alojamentos onde ficaríamos hospedados nos três primeiros meses. O CBMMA, posteriormente separou-se e tornou-se independente da PMMA.
A reclamação foi geral e o chororô foi grande, alguns desistiram, eu em particular, civil que não tive o privilégio de servir às Forças Armadas, senti febre. Mas, o meu querido pai, então 2° Sargento PM me aconselhou "O bom cabrito, não berra". Nessa época o militarismo ainda era forte, ouvíamos muitos dizerem "Oficial é filho de Deus, Subtenente e Sargento é enteado, Cabo não tem pai, Soldado é filho do diabo" entretanto "nós - Alunos do CFS, não éramos nem uma coisa e nem outra" e a Constituição Cidadã (1988) ainda tardava.
A grade curricular do curso, compreendeu Disciplinas do Ensino Fundamental: Organização Social e Política Brasileira - O.S.P.B., Comunicação e Expressão, Higiene e Socorros de Urgência - HSU; Disciplinas do Ensino Profissional Básico: Educação Física Militar - EFM, Instrução Geral, Ordem Unida, Armamento e Tiro, Informação e Contra Informação, Noções de Comunicação, Guerra Revolucionária, Metodologia do Ensino, Administração PM/BM, Defesa Civil; Disciplinas do Ensino Profissional Peculiar: Noções de Direito, Técnica Policial Militar, Segurança Física de Instalações e Dignitários, Operações de Defesa Interna e Defesa Territorial - ODIDT, Sistema de Policiamento da Corporação, Policiamento de Rádio Patrulha, Policiamento Normal Urbano e Rural, Policiamento Rodoviário, Policiamento de Trânsito, Patrulas Policiais, Defesa Pessoal/Judô.
Paralelamente as atividades em salas de aula, cumprimos tarefas práticas: policiamento a pé, policiamento de futebol, policiamento em greves, marchas, serviços de sentinela, cabo da guarda e sargento da guarda do quartel, realizamos tiros, faxinas e os constantes "trotes", na época permitidos.
Finalmente chega o tão esperado dia, após 09 meses e 06 dias, exatamente no dia 11 de dezembro de 1981 - a formatura do CFS PM/BM/1981 - Turma Joaquim José da Silva Xavier "O Tiradentes".
A classificação geral do curso concluída por 125 sargentos, foi a seguinte:
01) Francisco MELO da Silva (Cel QOPM, ex-Chefe do Gabinete Militar e ex-Comandante Geral) da PMMA;
02) SALVINO Francisco Costa (Cap RR);
03) VALDEMIRO da Silva Abreu (Subtenente RR);
04) José Ribeiro do NASCIMENTO (1º Sargento in memorian);
05) José Ribamar Marques (Subtenente RR);
06) Raimundo NONATO Matos Pereira (Subtenente RR);
07) DELCIO de Castro Barros (Cel QOBM, ex-Comandante Geral do CBMMA);
08) SALVADOR Pereira da Silva (Subtenenete RR);
09) José de RIBAMAR Soares Coêlho Neto (Subtenete RR);
10) ODAIR dos Santos Ferreira (atualmente Ten Cel QOPM);
11) Francisco ALMEIDA Mendes (Cap QOAPM RR);
12) INALDO Rabelo (Subtenente RR);
13) ESTEVAM Francisco da Costa (Atualmente CAP QOAPM);
14) Raimundo Martins OLIVEIRA (Atualmente Maj QOPM);
15) Francisco Carlos Oliveira MORAIS (Desertou como 3º Sargento PM);
16) FRANKLIN Pachêco Silva (Cel QOPM atual Comandante Geral da PMMA);
17) Mawel Antônio Garcia TRINDADE (Atualmente Cap QOAPM);
18) Carlos ALBERTO Coêlho Barros (1° Ten QOBM RR);
19) José Raimundo Silva DUTRA (1° Ten QOAPM RR);
20) Josenildo TELES Brito (excluído como 3° Sargento PM);
21) José de Ribamara CORREIA LIMA (Subtenente PM RR);
22) Carlos Augusto FURTADO Moreira (Atualmente Ten Cel QOPM).
Seguem-se os demais até o 125 lugar.
Escolhidos por meus companheiros Orador da Turma, proferi o seguinte discurso: Ilmº Sr. Cel Gedeon Matos Pereira, Chefe do Gabinete Militar, representando o Sr. Governador do Estado, João Castelo Ribeiro Gonçalves. Ilm° Sr. Cel Jorge Fonsêca de Oliveira, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel Floriano Barbosa de Amorim Filho. Autoridades civis, militares e eclesiásticas aqui presentes ou representadas. Senhores oficiais. Minhas senhoras, meus senhores. Prezado professor de Defesa Pessoal do CFAP, meus companheiros.
Após uma jornada de trabalho e lutas incessantes, a meta tão anciosamente almejada por nós, concludentes da Turma de Sargentos 1981, que entre alegrias, galgamos o primeiro degrau da escala hierárquica de Sargentos da Polícia Militar do Maranhão.
Nós, que numa bela manhã ensolarada do dia 05 de março do corrente ano, demos os nossos primeiros passos em direção a esta casa de civismo e de cultura, na qual nos dedicamos ao extremo, transpusemos montanhas quase inacessíveis, ultrapassamos vales profundos, superamos enfim, a toda espécie de obstáculos, vemos coroados de êxitos, os esforços desprendidos.
Justos são o nosso orgulho e a nossa satisfação, porque, se de um lado nos aparelhamos para o cumprimento da missão que nos cabe, por outro lado, temos a satisfação de havermos cursado o mais eficiente núcleo de preparação de praças da Polícia Militar do Maranhão.
Fruto do esforço conjugado do Comando geral, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, da direção de ensino, dos instrutores, monitores, professor e esforço e boa vontade por nós demonstrados.
Nós que nos formamos no trabalho, aprendendo teórica e praticamente, estamos prontos para servir devotadamente às instituições e poderes legais devidamente constituídos, sem arrefecimento, dando o melhor de nossos esforços e de nossa capacidade.
A nossa família que formamos quando aqui chegamos, desintegrou-se, companheiros nossos que por motivos vários, deixaram o nosso convívio, temos a certeza de que num futuro bem próximo, tornaremos a nos reencontrar e formar-mos o corpo primitivo, mas com ideais diferentes.
A nossa turma confessa-se enaltecida por ter escolhido como madrinha, a primeira dama do Estado, a Sra. Maria Gardênia Santos Ribeiro Gonçalves e orgulhamo-nos igualmente de haver escolhido paraninfo o Coronel Floriano Barbosa de Amorim Filho, esforçado e dinâmico Comandante Geral da nossa querida Polícia Militar do Maranhão.
São Luís-MA, 11 de dezembro de 1981.
3º Sargento da Polícia Militar do Estado do Maranhão.
CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA
Congratulo-me com todos os companheiros por estas três décadas de dedicação à sociedade maranhense, registro as saudades daqueles que partiram desta vida terrena e se encontram em outro plano, parabenizo aqueles que como eu, com esforço próprio e dedicação, galgaram os postos do oficialato e agradeço, principalmente às nossas famílias que tiveram uma contribuição significativa no alcance dos nossos objetivos.
São Luís-MA, 15 de março de 2011.
TEN CEL QOPM FURTADO
Subdiretor de Ensino da PMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros amigos

Poder expressar-se é a oportunidade de compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo de nossa existência, portanto, sejam benvindos as minhas considerações profissionais.