sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A CADA DIA, UMA TENTATIVA DE SER MELHOR


Um vídeo postado no facebook e a mim direcionado, mostra um cão que na popa de um barco, cai ao mar e embora seus esforço em tentar retornar, ver o barco se afastar.
Local infestado de tubarões, um golfinho ao observar a situação, aproxima-se do cão e o soergue em suas costas, conduzindo-o de volta ao barco.

Este vídeo me remeteu a uma profunda reflexão sobre o relacionamento humano.

Ele mostra que um dos segredos da vida é o eterno aprendizado.

Nós somos seres humanos, dotados de inteligência e fomos privilegiados com a oportunidade que Deus nos permitiu em superar toda a sorte de adversidades, desde a tenra idade, e, isto por si só, serve de estímulos para arraigarmos a prática do bem como uma maior de nossas virtudes.

Se estamos vivos e chegamos a exercitar a capacidade do discernimento, é mister concluir que após a grande oportunidade concedida pelo Criador do Universo, alguém cuidou de nós e nos conduziu gradativamente para nos fortalecermos fisicamente, até chegar ao ponto de poder cuidarmos de nós mesmos.

A partir daí, cabe a cada um seguir seu rumo e dar sentido à sua vida.

Podemos ser pessoa do bem ou pessoa do mal e embora a ciência propague que o meio influencie nossas escolhas, e é claro que essa afirmativa está centrada em estudos e experimentos científicos, é preciso também compreender que o ser humano, uma surpreendente máquina, diferente de todas as demais, pelos componentes que possui, construída pelo único onipotente (aquele que pode tudo), onipresente (aquele que está presente em todos os lugares) e onisciente (aquele que sabe de tudo), reuniu neste ser – sua criação um conglomerado de sentimentos, únicos em uma só criação, que impulsiona surpresas que jamais a ciência conseguirá desvendar, explicar e justificar – o chamado “mistério da vida”.

Neste meandro, pensadores possuem uma diversidade de postulados, onde pela sua profundidade, destaco o escritor Paulo Coêlho quando enfatiza:

“Não se esqueça que o fraco de hoje pode ser o forte de amanhã.
Ninguém é tolo, e a vida ensina a todos – mesmo que isto exija tempo. Saiba tratar cada um de acordo com suas qualidades espirituais, e não se deixe enganar pelas aparências.
Consiga aliados.
A vida dá muitas voltas, e nos coloca diante de provas a cada momento de nossa existência. Por isso, se você estiver numa posição boa, procure beneficiar seus amigos.
Distribua generosamente aquilo que recebe, e desta maneira nunca lhe faltará nada – mesmo nos momentos difíceis.
Deixe a energia das bênçãos circular livremente. É surpreendente a eficácia da generosidade.”

Portanto, esse vídeo nos mostra que

“A capacidade de recomeçar tudo quantas vezes forem necessárias faz dos fracos, fortes.”

como celebrizou Augusto Cury.

Destarte, é preciso que a cada dia revisemos os nossos conceitos, as nossas compreensões para direcionar as nossas ações.
Como seres humanos, também somos falhos, o que não nos impede de continuar tentando melhorar a cada dia.

São Luís – MA, 26 de setembro de 2016.


Carlos Augusto Furtado Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...