quinta-feira, 16 de junho de 2011

A CIENTIFICIDADE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CFO - ASPIRANTES-A-OFICIAIS PM

17 de junho de 2011 - 175 anos de existência da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) - 14ª. Turma de Aspirantes-a-Oficiais PM que se formará conjuntamente pela Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O Curso de Formação de Oficiais (CFO), curso regular da UEMA que funciona em parceria com a PMMA, através da APMGD, segue as normas previstas na Lei nº 9.394 de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em consonância com as diretrizes da Diretoria de Ensino da Corporação centradas nas Normas para o Planejamento e Conduta do Ensino (NPCE).

Destarte, os integrantes do CFO, a fim de sacramentar as suas graduações, estes apresentam um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC = Monografia), cujos temas são inerentes às atividades da PMMA, baseados nas Normas Gerais do Ensino de Graduação da UEMA (Resolução nº 423/2003-CONSUN de 04/12/2003) e Regimento Interno da APMGD (Portaria nº 007/97-SCH, publicada no Boletim Geral da PMMA nº 168 de 09/09/1997).

Editadas as Normas para Elaboração e Avaliação dos TCCs, elaboradas pela Seção de Orientação Pedagógica da APMGD com apoio da administração da Diretoria do CFO/UEMA de 2011, estas seguem a normatização preconizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e são desenvolvidos sob a orientação pessoal e direta de um professor ou oficial PM que já tenham apresentado algum trabalho científico a nível de graduação ou pós-graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES).

As bancas examinadoras designadas através de portarias em comum acordo pela UEMA e APMGD, são constituídas de um crítico de conteúdo, um crítico de normas técnicas e o orientador, cujos campos de atuação tenham afinidade com o tema do trabalho.

A avaliação consta de apresentação escrita (cientificidade, logicidade e criatividade) e exposição oral (segurança, clareza e profundidade na exposição), tendo como referenciais os seguintes requisitos:

No trabalho escrito os apresentadores levaram em consideração:

1) Uso adequado da linguagem e da composição gramatical;
2) Adequação bibliográfica;
3) Observação das normas metodológicas do trabalho intelectual;
4) Notas de rodapé escritas corretamente;
5) Citações no texto efetuadas corretamente;
6) Citações correlacionadas com a idéia do texto;
7) Apresentação das idéias de forma clara;
8) Coerência entre o tema e o trabalho desenvolvido;
9) Sintetização das idéias propostas;
10) Precisão;
11) Simplicidade;
12) Criatividade;
13) Evidencia de sua posição no desenvolvimento do trabalho;
14) Opção por soluções adequadas ao problema;
15) Estabelecimento de intenção e limites do trabalho;
16) Demonstração de aplicabilidade das idéias e sugestões à realidade.

Por outro lado, na Defesa Oral, devem ser evidenciadas:

1) Segurança nas respostas aos quesitos da banca;
2) Clareza nas respostas apresentadas quanto aos conceitos apresentados na argüição;
3) Enfatização das idéias principais;
4) Utilização de meios auxiliares adequados para ilustrar a exposição;
5) Adequação do tempo disponível com o conteúdo;
6) Boa fluência verbal;
7) Abordagem dos assuntos de forma inteligível e clara, seguindo uma sequência lógica;
8) Definição, análise e explicação do assunto abordado;
9) Coerência entre a defesa oral e o trabalho escrito;
10) Capacidade de argumentação;
11) Domínio do conteúdo;
12) Segurança na exposição.

Ao final da apresentação é lavrada a ata de apresentação e avaliação do trabalho de conclusão do CFO cujos dados integrarão os certificados expedidos pela UEMA e APMGD.

No período de 27 de abril a 12 de maio de 2011, os seguintes cadetes apresentaram os TCC abaixo:

Ulisses Henrique F. Albuquerque – Abordagem Policial: Aspectos Jurídicos a luz dos Direitos Fundamentais do cidadão.
Anderson Marcio R. Lisboa – Disque-Denúncia: Uma análise das denúncias no bairro Cidade Operária no ano de 2010.
Ibne Lima da Costa Maia dos Santos – Moto Patrulhamento Especial: Uma análise da atuação do moto policiamento do Esquadrão Águia no bairro Barreto nos anos de 2009/2010.
Devis Furtado Sousa – Gerenciamento de Crises: Um estudo de caso da gestão de rebeliões prisionais no Complexo de Pedrinhas.
Altenir Jorge Pacheco Gomes – Serviço de Inteligência na PMMA: Uma análise quanto a legalidade da atuação do policiamento velado dentro do sistema de segurança pública.
Maria Tyciane Ibiapina C. Nascimento – A Prevenção de Atentados contra autoridades no Estado do Maranhão realizado pela PMMA.
Aulino Barbosa Lopes Filho – Treinamento continuado da Defesa Pessoal na PMMA: Instrumento de aprimoramento contínuo do policial militar.
Ricardo Santos da Silva – A influência dos fatores de risco para a prática de crimes de natureza violenta: Uma análise sobre os detentos da CCPJ do Anil em São Luís-MA.
Leandro de Amorim Neves – Análise da motivação dos policiais militares do efetivo operacional do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Anderson Moraes de Jesus – Prevenção e combate ao bullying no ambiente escolar: Atuação do Grupo Especial de Apoio as Escolas (GEAPE) na Unidade de Educação Básica Dr. Neto Guterres.
Diego Lelis Mota – A segurança física da APMGD.
Rosiel Costa Soares – Atividade física na prevenção da obesidade no âmbito policial: Uma análise no 9º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão.
Emmy Galany Pereira Coêlho – Policiamento Comunitário: Uma nova perspectiva de trabalho policial na cidade de São Luís.
Paulo Roberto Sousa Silva – A posse ou o uso de drogas por policiais militares na organização militar: Uma análise da aplicação da lei 11.343/06, do princípio da insignificância, nos crimes previstos no art. 290 do Código Penal Militar.
Denys Silva de Sousa – Risco profissional: Análise das causas de patologias manifestadas no policial militar no serviço operacional da cidade de São Luís-MA.
Cleonilson da Silva Aguiar – PMMA: Uma análise dos princípios éticos característicos das ações policiais.
James Cleude Oliveira Souza – 7º BPM: Uma análise sobre sua estrutura e orçamento.
Allan Xavier Dias – Análise criminal da área do 1º Batalhão de Polícia Militar: Uma proposta de controle criminal à luz do geoprocessamento de dados.
Edvaldo Pimentel Silva Júnior – Tiro defensivo na Polícia Militar do Maranhão: Uma análise da capacitação quanto à instrução de tiro policial defensivo, no Curso de Formação de Soldados no período de 2010.
Alexandre Guimarães Nascimento – Inteligência emocional: Uma verificação do desenvolvimento através da prática do judô.
Vanderson Silva Santana – Súmula viculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal: Análise jurídica do uso de algemas e relação com princípios constitucionais.
Abraão Pereira Ferreira – Avaliação do PROERD na redução da criminalidade na ilha de São Luís.
Hilda da Costa Santos – Poder de polícia e direitos humanos: Uma breve análise do 8º BPM-PMMA.
Ivens de Sousa Soeiro – Características do adolescente infrator internado na Fundação da Criança e do Adolescente da Maiobinha em São Luís do Maranhão: Uma análise a luz da criminologia crítica.
Joseph Ferreira Damasceno – Gerenciamento de crises: A importância da doutrina para atuação dos policiais militares nas ocorrências de eventos Críticos em São Luís.
Rodrigo Christian R. Serra – Identificação do agente criminoso no ambiente virtual.
Sérgio Antônio Silva Pereira – Aplicabilidade da Lei 4.898/65 (Abuso de autoridade) pelos policiais do 6º Batalhão de Polícia em sua rotina operacional.
Otávio Vieira Paixão – A influência do abuso de bebidas alcoólicas na moralidade em acidentes de trânsito em São Luís: Uma questão de segurança pública.
Claudio Azevedo Marinho – Uma análise das condutas e sanções do crime de homicídio culposo no trânsito.
Thiago Brasil Arruda – Stress e atividade policial militar dos cadetesda APMGD.
Cleuton John dos Santos Costa – A atuação da Polícia Militar nas ocorrências de assalto a banco no Maranhão.
Allan Kardec de Jesus Sousa – Proposta de capacitação continuada do policial militar do CFAP-PMMA.
Andre Luis da Silva Almeida – Policiamento de Trânsito: capacitação do policial militar para excelência na prestação de serviço a comunidade.
Alessia Rayane F. Almeida – Alcoolismo na Polícia Militar do Maranhão: A influência do abuso do álcool no desempenho da atividade policial militar.
Samarino Santana Nascimento – Treinamento periódico dos aspectos da abordagem na Polícia Militar do Maranhão: padronização e manutenção dos procedimentos de abordagem em harmonia com as necessidades da sociedade.
Mayron Carvalho Costa – A atividade de inteligência como instrumento de eficiência no exercício de polícia judiciária militar estadual: Uma análise da produção do inquérito na Polícia Militar do Maranhão.
Camila Santos Bispo – O assédio moral na Polícia Militar do Maranhão: Uma análise dos efeitos degradantes para a saúde do policial militar no desempenho das suas funções.
Paulo Edson Cutrim Silva – O papel das polícias estaduais na prevenção dos crimes de internet no Maranhão.
Andre Ribeiro – Educação física no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão: Análise do treinamento físico aplicado.
Joá Stefane Sanches Feitosa – Implantação da 3ª. Companhia de Polícia Ambiental no município de Açailândia-MA: Uma necessidade de efetivação do policiamento na Reserva Biológica do Gurupi.
Naruyton Natayton S. Furtado – A educação continuada do tiro policial: Uma análise no 8º Batalhão de Polícia Militar.
Daniel Fernandes – Atuação do Grupo Especial de Apoio às Escolas na prevenção da violência na Escola Dayse Galvão de Sousa.
Denis Silva da Costa – Técnicas e procedimentos de segurança: Uma análise do policiamento no Estádio Nhozinho Santos.

Assim sendo, dispõe a Polícia Militar do Maranhão de ferramentas científicas para implementar e nortear suas ações e atividades administrativas e operacionais devidamente abalizadas por profissionais de significativo saber e que devidamente avaliadas pelo Estado Maior da Corporação, podem reverter-se em benefícios para a sociedade em geral.

Parabéns aos formandos, seus familiares e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram decisivamente para a busca da excelência nas ações de segurança pública no Estado do Maranhão.

São Luís-MA, 16 de junho de 2011.

Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira
Atual Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área do Interior 5 (Baixada Maranhense) e ex-Subdiretor de Ensino da PMMA (1º Quadrimestre/2011).
Orientador e crítico de conteúdo de monografias do CFO/PMMA-2011
celqopmfurtado@hotmail.comcelqopmfurtado@gmail.com – (98) 8826 4528

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...