sexta-feira, 29 de julho de 2011

A importância do Projeto EXPOSEGMA como ferramenta aliada aos objetivos da Segurança Pública.


Em todos os segmentos da Polícia Militar do Maranhão onde desempenhei minhas funções, entendi que entre outras, duas ferramentas são extremamente necessárias para um bom desempenho profissional: parcerias e divulgação das atividades desenvolvidas.

As primeiras, em razão das dificuldades que a Corporação enfrenta em diversos campos, para propiciar o apoio devido e necessário a fim de que o policial militar possa bem executar o seu mister.

Aliás, eu diria que não somente a Polícia Militar, mas sim, todos os órgãos estatais e em todos os níveis: federal, estadual e municipal, não estão preparados 100% para satisfazer os anseios da população, quer sejam, as suas dificuldades em relação a pessoal e/ou a logística.

Assim, as parcerias são fundamentais para apoiarem, complementarem e contribuírem com "a responsabilidade de todos" preconizadas na Carta Magna em seu art. 144, quando se refere à questão da Segurança Pública.

Ao longo desses trinta anos de caserna por esse rincão maranhense, várias foram às autoridades constituídas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Empresários, Comerciantes, Industriários, Produtores, com quem mantive excelentes laços profissionais e que ofertando suas inestimáveis ajudas, foram decisivos para os sucessos alcançados.

Por outro lado, os mecanismos de divulgação foram estímulos para a continuidade de ações altamente positivas, destacando o apoio incondicional dos companheiros da imprensa falada, televisada, escrita e essa ferramenta fantástica - a internet.

A ressonância social também ocorre quando profissionais ultrapassam seus limites em busca dos resultados. Neste contexto, vislumbro um casal que se competou na acepção da palavra, a Publicitária Josilma Figueirêdo Bogéa e o Sargento PMMA Diniz.


Iluminados pela necessidade de levar a conhecimento público, as ações de segurança pública no Maranhão, com objetivos de aproximar ainda mais as comunidades, principalmente as carentes com os órgãos que compõe o Sistema de Segurança Pública, idealizaram, instituíram e colocaram em prática um dos maiores projetos de caráter social e pedagógico - a EXPOSEGMA (Exposição de Segurança Pública).


Criada em 2003 e realizada em todo o Estado do Maranhão é operacionalizada através de campanhas preventivas, educativas e palestras, oficinas de literatura, panfletagem, exposição de material logístico institucionais.


Através dessa aproximação a população passa a tormar conhecimento da existência dos órgãos e do tipo de trabalho que eles desenvolvem, facilitando assim a busca, pela comunidade, por esses serviços.

As palestras são ministradas de forma pedagógica por policiais militares, delegados e agentes, bombeiros militares, agentes das Guardas Municipais, agentes de saúde, educadores, fornecendo assim, uma gama de conhecimentos e orientações à população.

Há uma verdadeira prevenção e conscientização no combate às drogas e os trabalhos são desenvolvidos em associações, clubes, fundações, escolas e organizações não governamentais, onde são tratados temas como a pedofilia, antidrogas, bullying, poluição sonora, violência doméstica e familiar, abuso sexual, direito dos idosos, primeiros socorros, crimes ambientais e outros, com o apoio de igrejas, pois o projeto leva também como sustentáculo espiritual a palavra de Deus.

No ano de 2010 quando comandei o 10º Batalhão de Polícia Militar "Guardião da Baixada", tive o privilégio com meus comandados de participar de uma edição no município de São Bento, representando a Corporação do Brigadeiro Falcão, ao lado de verdadeiros expoentes institucionais, destacando-se os Coordenadores Gerais da EXPOSEGMA Josilda Bogéa e Sgt Diniz, Delegados da Polícia Civil como o Sindonis Cruz e outros, Prefeito Luís Barros, Presidente da Câmara de Vereadores Vereador Iraney e tantas outras personalidades. Foi um sucesso, principalmente para aquele povo tão carente e sofrido.


Por sua dimensão, a EXPOSEGMA foi ampliada e na atualidade reúne vários segmentos institucionais no Estado do Maranhão, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militares, Superintendência da Polícia Federal, Guardas Municipais, 24º Batalhão de Caçadores (Exército Brasileiro), Disque Denúncia, Secretarias Municipais de Trânsito, Grupo Tático Aéreo, Ouvidorias da Secretaria de Segurança Pública, Sistema Penintenciário, DETRAN, Secretarias de Saúde estadual e municipais, Secretarias de Cultura estadual e municipais, Secretaria de Ciências e Tecnologia e outros.

Desta forma há uma tendência de interação cada vez mais, onde a dimensão social se generaliza, como comentou um articulista: "os casos de polícia também se constituem em casos sociais".

O projeto é tão bom que a exemplo de outros, com certeza será importado por outras Unidades da Feederação.

Feliz é a população que possui gestores que apóiam essa iniciativa e o apresenta às suas comunidades.


São Luís-MA, 29 de julho de 2011.


Ten Cel QOPM Carlos Augusto FURTADO Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros amigos

Poder expressar-se é a oportunidade de compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo de nossa existência, portanto, sejam benvindos as minhas considerações profissionais.