domingo, 18 de outubro de 2009

ASSUNÇÃO DO CMDO DO 10º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM PINHEIRO

No último dia 17 de setembro, assumi o comando da PM na região da baixada maranhense, após emprestar o melhor dos meus esforços em vários setores importantes da corporação do Brigadeiro Falcão, como a Academia de Polícia Militar (Escola de comandantes e líderes), chefia do Estado Maior do Policiamento Metropolitano, o 9º Batalhão de Polícia Militar e tantas outras.
Substitui meu dileto amigo e companheiro Ten Cel Veríssimo Ferreira Porto que foi participar de um curso profissional na cidade de Natal/RN.
A função sem sombra de dúvidas é uma das mais espinhosas da minha carreira, pois a área geográfica sob a minha responsabilidade, se encontra “infestada de drogas e traficantes”, corredor que não conta com a presença física de nenhum órgão de segurança na área federal e mesmo assim liga a capital do Estado – São Luís a Belém “capital da Amazônia”.
Nos vinte e um municípios integrantes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a carência de recursos humanos e logísticos me permite vislumbrar as dificuldades e obstáculos que irei enfrentar. Por outro lado, o alento vem na obstinação, garra e vontade dos valorosos policiais militares que servem nesta importante Unidade Policial Militar da PMMA, agregado aos meus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de mais de vinte e oito anos, como bacharel em direito, licenciado em história, especializações na área de defesa social, diplomado pela Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa, integrante do contingente das Nações Unidas na América Central como observador policial de direitos humanos, conselheiro de meio ambiente e educação ambiental do Estado do Maranhão, difusor do Estatuto da Criança e do Adolescente em todo o Estado do Maranhão (quando da sua promulgação), especialista em polícia comunitária e como participante em vários conclaves estaduais, nacionais e internacionais.
Como um policial intimamente ligado às questões sociais, manterei um estreito contato com as comunidades, com as autoridades constituídas, não podendo abdicar da importante contribuição que estas sempre tiveram na busca de soluções dos diversos problemas de segurança pública.
Destarte, foi envaidecedor ouvir em minha posse as declarações do Exmº. Sr. Secretário Estadual de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, que presidiu a solenidade, o seguinte comentário: “O Ten Cel Furtado é um profissional preparado, com um currículo riquíssimo. Quando da minha primeira passagem pela Secretaria em 2004, executou um trabalho sério e competente no 9º. BPM, priorizando a filosofia de polícia comunitária e conseguiu naquela oportunidade junto com a comunidade da área do bairro da Liberdade em, São Luís, comemorar mais de 120 dias sem a ocorrência de um homicídio, desta forma acredito que ele com a sua equipe realizará um bom trabalho na região”.
E mais ainda o Comandante Geral da PMMA, Cel Franklin Pacheco Silva, em seu pronunciamento enfatizar: “Ao TC Furtado só desejo sorte, porque competência ele tem para realizar um bom trabalho a frente do 10º. BPM”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...