domingo, 18 de outubro de 2009

AÇÕES DESENVOLVIDAS A FRENTE DO 10º. BPM

1. O COMBATE ÀS DROGAS - PRINCIPAL OBJETIVO

Desde que assumi o comando do 10º. BPM venho intensificando o trabalho da Polícia Militar na região da baixada ocidental maranhense. Várias foram às operações realizadas na região visando à apreensão de drogas, prisão de traficantes e diminuição da circulação de produtos entorpecentes.
Entendo que as drogas é o mal do século. Fazem parte do mais grave problema social que afeta a população, sendo o crime que consigo arrasta diversas outras modalidades, aumentando a criminalidade de um modo geral e a violência.
Ao receber o apoio de integrantes do Grupo Tático Aéreo (GTA), do Batalhão de Missões Especiais (BME), determinadas pelo Sr. Secretário de Segurança Pública dinamizei as ações do 10º. BPM “Guardião da Baixada” na região, contemplando assim municípios que vinham historicamente nos últimos anos aumentando índices do consumo de entorpecentes.
Entre as estratégias busquei e venho recebendo importantes contribuições da população, vez que esta assume papel relevante e preponderante, quando mesmo anonimamente, leva ao conhecimento da autoridade policial militar, denúncias desse grave problema social, pois é com a sua ajuda que conseguiremos reduzir os índices a patamares aceitáveis.
Pinheiro, Porto Rico, Mirinzal, Cururupu, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Santa Helena com suas localidades e povoados, têm sido privilegiados com as ações desenvolvidas pelos policiais militares do 10º. BPM, desta sorte trabalhando em bloco com os recursos humanos e logísticos que disponho, otimizando as ações policiais através de barreiras, abordagens a pessoas e veículos, levando ainda em conta os levantamentos realizados pelo serviço de inteligência policial, tem permitido resultados altamente positivos.
Por outro lado, a participação efetiva das comunidades, que despertadas pelos sucessos alcançados em comunidades vizinhas, vem aumentando o número de denúncias, nos permite planejar melhor nossa ações em busca de maior eficiência e eficácia.


2. PARCERIAS – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA OTIMIZAÇÃO DOS MEIOS

As visitas e diálogos com as autoridades da região da baixada ocidental maranhense é uma das ferramentas que temos colocado em prática. São reuniões institucionais e visitas de cortesias às autoridades federais, estaduais e municipais constituídas dos poderes executivo, legislativo, judiciário, ministério público, empresários, comerciantes e organizações não governamentais.
Estou convicto de que uma salutar parceria entre as autoridades e a sociedade civil organizada é importante para diminuir ainda o fosso existente entre as instituições e a sociedade de um modo geral, visto que todos trabalham com um só objetivo, aumentar a sensação de segurança e tranqüilidade pública.
A participação de todos nessa marcha é que garantirá a vivência de dias melhores.
Paralelamente as nossas atividades administrativas e operacionais, pretendemos no mais curto espaço de tempo, visitar todos os municípios que compõe a área territorial sobre nossa responsabilidade e manter um contato pessoal com os nossos parceiros, que nos permitirá diagnosticar como vai à segurança pública na região, a fim de que possamos planejar as nossas atividades, atuando dessa forma em toda a baixada ocidental maranhense.


3. PREVENÇÃO – UMA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Já em plena atividade as reuniões comunitárias e as palestras desenvolvidas em escolas públicas de rede estadual e municipal.
Essas ações buscam um diálogo permanente com as comunidades, coleta de informações e avaliações sobre a violência e criminalidade.
Informações sobre drogas, entorpecentes mais utilizados na região e como se comportar diante dos desafios de enfrentamento e combate às drogas, faz parte do conjunto de tópicos das palestras que tenho levado as comunidades, vacinando assim principalmente crianças e adolescentes e conscientizando adultos sobre os malefícios proporcionados por usuários de drogas e traficantes.
Povoados como Galiza em Presidente Sarney, Santana dos Pretos, Pacas, Gama, Queimadas e bairros em Pinheiro, já foram contemplados com palestras e reuniões, realizadas em associações comunitárias, escolas públicas e igrejas.


4. REORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO – UMA MEDIDA PREVENTIVA

Não menos importante e um dos problemas na área de segurança pública observado em Pinheiro e demais municípios de região da baixada ocidental maranhense era a situação caótica do trânsito de veículos.
Veículos com licenciamentos atrasado ou sem estarem devidamente licenciados, falta de uso de equipamentos obrigatórios, significativo número de veículos roubados, sinalização deficiente nas vias urbanas e rurais, além de uma complicada situação de conservação dessas vias, utilização de veículos em manobras perigosas, formavam um complexo rol de problemas verificados na região.
Operações de saturação passaram a ser desenvolvidas de forma contínua, com a apreensão de mais de 400 veículos em cerca de 25 dias.
Como era comum na grande maioria dos municípios, a intervenção de autoridades, empresários e comerciantes tornou-se um dos grandes óbices a ser enfrentado, vez que no passado essas intervenções resultavam em liberações e a continuidade dos problemas, principalmente no que tange as apreensões, temos resistido a essas pressões, encaminhando todos os veículos apreendidos a 8ª. Circunscrição Regional de Trânsito em Pinheiro.
Vejo que a competência da Polícia Militar através de seus integrantes é ao detectar o cometimento de infração de trânsito, adotar as providências na esfera de suas atribuições, lavrando o competente Auto de Infração de Trânsito e o encaminhamento a autoridade administrativa que é o Chefe da CIRETRAN e a este cabe a responsabilidade em determinar a expedição das competentes taxas, receber o comprovante dos pagamentos pelos autuados e a partir daí regularizar a documentação dos veículos irregulares com sua posterior liberação.
Este é o circuito legal que deve ocorrer para que os problemas de trânsito diminuam na região.
Buscando aumentar a capacidade de disciplinamento no trânsito de Pinheiro e nos municípios, parcerias com as secretarias municipais de trânsito, através das Guardas Municipais estão em fase de diálogos visando à assinatura de convênios.

5. RECONHECIMENTO – UMA FORMA DE MOTIVAÇÃO

O necessário agradecimento à tropa pelos esforços desenvolvidos e comemoração dos resultados positivos tem sido alvo de reconhecimento, como foi em todas as UPMs por onde passei.
As diversas ações e operações em que policiais militares se destacaram têm sido alvos de formaturas, reuniões e confraternizações para agradecimentos, registro de referências elogiosas e entrega de lembranças.
Desta forma ocorreu com as tropas do Batalhão de Missões Especiais (BME), Companhia de Operações Especiais, Força de Pronta Emprego (FPE) e policiais militares que após cumprirem o seu tempo de caserna foram transferidos para a reserva remunerada.
Entendo que o reconhecimento pela excelência dos serviços prestados à sociedade deve ser antes de tudo reconhecido pelo comando, a fim de que possa ser enaltecido pela sociedade, principal beneficiada. É dever daquele que comanda motivar seus comandados, estimulando-os a continuar prestar um bom serviço.
A minha preocupação com os policiais do 10º. BPM perpassa desde a necessidade de armamentos e equipamentos necessários e adequados ao serviço policial militar, o bem estar em seus locais de trabalho, serviço e folgas equânimes, defesa dos interesses da classe e o reconhecimento pelos bons serviços prestados.
O 10º. BPM é o guardião da baixada e mesmo com as dificuldades enfrentadas, os valorosos policiais militares tem proporcionado respostas satisfatórias, reconhecidas por toda a sociedade. Assim continuaremos nessa marcha ascendente sempre buscando a tão sonhada sensação de segurança e tranqüilidade pública.


CONCLUSÃO

São trinta dias de um intenso trabalho colocado em prática, é apenas o começo de uma longa jornada. Sei que é utópico pensar que um dia conseguiremos debelar a criminalidade e a violência, até mesmo porque elas andam casadas desde os primórdios da humanidade.
Mas tenho a convicção de que é preciso diuturnamente e incansavelmente estar nas ruas para combatê-las, pois só assim com muito trabalho conseguiremos alcançar o sucesso que tanto almejamos.
Pois como assevera um dos oficiais mais operacionais desta secular Polícia Militar do Maranhão, Cel Francisco Melo da Silva “Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário".

Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira
Comandante do 10º BPM “Guardião da Baixada”.
(98) 8826 4528 – 3381 1119
celqopmfurtado@hotmail.comcelqopmfurtado@gmail.com
www.celqopmfurtado.blogspot.com



2 comentários:

  1. Prezado Furtado,

    Saudações...
    Sei o quanto é árdua as missões das Polícias que atuam na Baixada, mais especificamente a preventiva, tendo em vista as inúmeras manobras operacionais a fim de conter a crminalidade na modalidade prevenção em todos os sentidos.
    Acredito que o caminho da parceria é um bom sinal de início de jornada.
    Que Deus os abençoe e esteja ao lado de todos os policiais que fazem existir esse Batalhão, pois, não sei se existem alguém da minha época quando estive Delegado Regional de Pinheiro, mas confesso que me socorrir várias vezes do efetivo da então Cia, mediante um trabalho integrado com os ex-comandantes, Cel Agostinho e Cel PEdro Ribeiro,inclusive, o telefone que me servia na Regional, fora colocado mediante extensão telefônica para Cia, ou seja, fora o primeiro ato simbólico de trabalho irmanado no combate e controle da criminaliade na baixada maranhense,já que dificuldade tinham as duas corporações, mas unidas, fizemos uma série de atos preventivos e repressivos na baixada maranhense.
    No fundo, sou bastante grato a essa corporação pelo fato de em todos os lugares por onde labutei neste estado, trabalhei com a aPolicia Militar que nunca negou colaboração para minhas ações de Policia Judiciária.
    Abraços e SUCESSO!!!

    Delegado Sebastiao Uchoa

    ResponderExcluir
  2. Olá companheiro Coronel Furtado, sou o cabo Azevedo do Estado da Paraiba, estive visitando esse maravilhoso blog e ao mesmo instante add ao meu para ser seguidor. Para nos seria um grande prazer tê-lo como nosso seguidor tambem. Um forte abraço
    Cabo Azevedo
    www.rondadosertao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Caros amigos

Poder expressar-se é a oportunidade de compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo de nossa existência, portanto, sejam benvindos as minhas considerações profissionais.