domingo, 28 de fevereiro de 2010

O BEM ESTAR DOS MEUS COMANDADOS

Em 27 de maio de 2009, escrevi o artigo “A Manutenção da Cultura Militar” postado em meu blog: celqopmfurtado.blogspot.com, em 05 de junho de 2009, naquela oportunidade transcrevi a MENSAGEM AO NOVO COMANDANTE, com as observações de um ex-comandante para um seu amigo recém-nomeado para exercer o comando de uma Organização Militar.

Tenho exercitado aquelas orientações, mostrando as minhas qualidades sem esconder as minhas limitações, tenho sido duro, firme, exigente e enérgico, mas com certeza justo, educado e respeitador das leis e regulamentos.

A preocupação com o bem estar dos meus comandados tem sido uma tônica em meu comando. Em aproximadamente 06 (seis) meses a frente do 10º Batalhão de Polícia Militar, o “Guardião da Baixada”, procurei propiciar melhorias na esfera de minhas atribuições.

Perpassando pelos esforços no repasse de informações e solicitações aos escalões superiores, procurei adotar providências e mudanças necessárias na esfera de minhas atribuições para a condução do dia-a-dia policial militar a um nível de eficácia e eficiência de forma efetiva.

Referências Elogiosas

Determinei aos oficiais comandantes de Subunidades (Companhias) que as operações policiais militares que implicassem em utilização de justificados atributos como a abnegação, agressividade controlada, audácia, bravura, compromisso institucional, controle emocional, dedicação, destemor, desprendimento, disciplina consciente, espírito de corpo, empenho, estratégias, flexibilidade, honestidade, iniciativa, lealdade, liderança, perseverança e versatilidade, fossem recompensadas com uma competente Referência Elogiosa.

Por outro lado, ao final de 2009, em uma confraternização, onde autoridades como o Secretário de Estado da Segurança Pública, Bel. Raimundo Soares Cutrim, o Comandante Geral da PMMA, Cel QOPM Franklin Pacheco Silva e o Subcomandante Geral, Cel QOPM Ivaldo Alves Barbosa, além de outras autoridades municipais, foram reconhecidos pelos esforços desprendidos e apoio ao 10º. BPM, recebendo o Troféu Destaque 2009, policiais militares do 10º. BPM como o Maj QOPM Dário Bertoldo Pinheiro, 1º Ten QOPM Wellington Rodrigues Veras, 3º Sgt PM nº. 858/93 Francisco Silva Filho, 3º Sgt PM nº. 303/83 Antônio Reginaldo Gomes, Cabo PM nº. 394/80 Daniel de Jesus Pinheiro, Cabo PM nº. 400/87 Benedito Carlos Lemos Álvares, Funcionário Civil Rubens da Luz Ribeiro “Rubinho” e o Grupo de Operações Especiais, foram os nossos destaques e também fizeram jus a um lindo troféu, sendo diferenciados dos demais policiais militares.

Reciclagem

A fim de estimular uma melhoria no comportamento profissional e no nível de conhecimentos da tropa, Estudos de Casos sobre ocorrências de grande vulto ocorridas nos últimos 05 (cinco) anos, passaram a ser fontes de pesquisas, estudos e apresentações em nosso auditório, com análises dos erros e acertos operacionais, a fim de proporcionar melhorias a oficiais e praças em suas condutas.

De igual forma temas atuais e específicos são alvos de exposições por profissionais de competência acima da média e elevado nível de conhecimento que tem nos brindado com aulas que nos faz rever conceitos e competências.

Desta forma as formaturas mensais com a participação de policiais militares de todos os municípios, se tornaram efetivas, propiciando um contato regular com o repasse de ordens, informações e atualizações.

Prática da Educação Física

A Educação Física como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gastos de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios físicos que envolvem movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, tendo como resultado, benefícios à saúde e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Considerando do ponto de vista músculo-esquelético, como auxílio na melhoria da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecendo ossos e articulações; e do ponto de vista da saúde física, auxiliando na perda do excesso de peso e percentagem excessiva de gordura corporal, auxiliando ainda no equilíbrio da pressão arterial em repouso, melhorando o diabetes e diminuindo o chamado colesterol “ruim”.

Sob o ponto de vista da saúde mental, ajudando na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhorando o fluxo de sangue para o cérebro, ajudando ainda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse, auxiliando na abstinência quanto ao uso de drogas e na recuperação e manutenção da auto-estima.

Tudo isto nos estimulou a compilar dados existentes dando conta de que cerca de 70% da população brasileira é sedentária e não diferente dos dados referenciados, a tropa do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM) apresenta um significativo número de policiais militares nesta situação e em contraste com a profissão policial militar que por suas características exige bastante do homem, tanto no aspecto físico quanto no mental, sendo um fator de suma importância na atividade policial militar, pois o PM bem preparado também no aspecto físico desenvolverá sua missão com mais eficiência e eficácia;

Foi restabelecida a prática das atividades físicas às terças e quinta feiras no horário praticado pelos policiais militares do Comando Geral da Corporação.

Aquisição de novas viaturas

Viaturas Novas equipadas, confortáveis, adequadas e de porte para um policiamento motorizado com maior versatilidade e abrangência supriram as deficiências existentes em toda a região da Baixada Ocidental Maranhense, corrigindo uma lacuna histórica, vez que foram atendidos todos os municípios, independentemente de área geográfica, importância, peso político, população ou qualquer outro dado, permitindo assim ao policial militar desenvolver suas atividades em qualquer rincão que se fizer necessário.

Reconhecimento aos companheiros transferidos para a reserva remunerada

Após completarem 30 (trinta) anos de efetivo serviço policial militar, companheiros como o Subtenente José Francisco Pereira, 3º Sgt PM Luiz Alberto Fernandes, 3° Sgt PM n°. 381/81 Severino Serejo Mota, Cabo PM n°. 235/80 Feliciano José Brenha Fonseca e outros , que trilharam no sacerdócio que é servir a sociedade, sempre com o sacrifício da própria vida, enfrentando adversidades de toda ordem, atuando em qualquer terreno (lamaçal, arenoso, campo, pântano, mata, rios, mar), tanto em áreas urbanas como rurais e sob as mais diversificadas condições (calor, frio, chuva, fadiga, desconforto, etc.) e a qualquer hora (dia, tarde e noite), afastando-se do convívio familiar, preocupando-se com pessoas que sequer conheciam, emprestando o melhor de seus esforços, não podiam se despedir da Corporação simplesmente com apenas um “até logo”;

Assim passamos a desenvolver em nossas formaturas mensais despedidas de amigos, daquelas que deixam saudades, eivadas pela emoção e enaltecidas pelos feitos de verdadeiros heróis.

Os familiares que nem sempre puderam acompanhar as suas trajetórias na caserna foram convidados para o compromisso formal de acompanhá-los e apóia-los diante da tropa, para ouvirem os agradecimentos por tudo o que fizeram. Estes, passaram a receber uma lembrança do 10º. BPM, materializada em um reconhecimento da última Unidade Policial Militar em que serviram e um reconhecimento da sociedade pinheirense, através da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), materializada em um presente, graças à parceria e a sensibilidade do seu presidente Edson Wanderlei Pinheiro.

Divulgação das principais ações policiais militares

O reconhecimento de seu trabalho conduz o homem a uma busca pelo aperfeiçoamento, vez que ninguém gosta de ser estampado com uma imagem negativa. Ao utilizá-lo como técnica, diversas ocorrências policiais militares alcançaram um nível de excelência significativa, as quais têm merecido o destaque na imprensa falada, escrita e televisada, bem como na rede mundial de computadores através do site da Corporação, reproduzidas por outros sites e blogs.

Melhorias no refeitório e alimentação do 10ºBPM

A alimentação é uma das mais importantes necessidades básicas do ser humano a ser satisfeita, visto que ela prepara este para os embates do dia-a-dia, propiciando-lhe as quantidades devidas de proteínas, afim de que desenvolva de forma satisfatória suas atividades.

Destarte, a qualidade é de fundamental importância para que o policial militar sinta a valorização que a Corporação lhe confere.

De igual modo, o local onde as refeições são servidas deve ser higiênico, arejado e confortável.

Baseado nessas duas premissas, implementamos o self service no 10º BPM em substituição às antigas “quentinhas” que muita das vezes em função do emprego em ocorrências policiais militares, não permitia ao homem a tomada de refeição satisfatoriamente.

Com a licitação vencida pelo terceiro ano consecutivo pelo Restaurante Buono Apetito, um dos melhores da cidade, que cedeu o balcão térmico e com a orientação de uma nutricionista, oferece aos policiais militares uma comida de excelente qualidade e valor nutricional.

1º CARNAPM

Com o alcance de resultados altamente positivos durante o pré e o carnaval 2010, onde houve um decréscimo no número de ocorrências graves em toda a Baixada Ocidental Maranhense, comparado aos anos anteriores, estimulou o Comando do 10º BPM a colocar em prática à idéia de realizar um carnaval para os policiais militares e seus familiares, visto que a intensividade das ações não permitiu a estes exercer com liberdade o direito do lazer durante o período momesco, quando a folga diminuiu, férias e licenças prêmios foram interrompidas a fim de aumentar o policiamento ostensivo nos municípios.

Buscando parcerias, a Prefeitura Municipal de Pinheiro e os grandes revendedores de cerveja como a Disbral ofereceram o suporte ideal para uma brincadeira saudável em nosso clube, assim é que a banda do Bloco Traíra de Óculos, um dos maiores destaques tradicionais do carnaval pinheirense nos últimos anos, animou os foliões milicianos no primeiro sábado logo após o carnaval 2010.

Com a distribuição de cervejas e refrigerantes gelados, de forma organizada, a festa foi coroada de sucessos, contando inclusive com a presença ilustre do Prefeito Municipal de Pinheiro, Sr. José Arlindo que em sua rápida fala, agradeceu aos policiais militares pelos excelentes serviços prestados ao município com a realização de um policiamento ostensivo que proporcionou aos munícipes e visitantes um carnaval tranqüilo, onde a população flutuante ultrapassou a casa das trezentas mil pessoas.

Os policiais militares participantes agradeceram tanto a iniciativa que já existem comentários nos corredores do 10º BPM e na cidade de Pinheiro, sobre a 2ª. Edição para 2011.

Projetos

A elaboração de Projetos como: Curso de Motociclista, Curso de Defesa Pessoal, GEAPE – 10º BPM “Instalação”, PROERD – 10º BPM “Dinamização”, Núcleo SOAPM – 10º BPM, Reforma e Adaptações nas Instalações Físicas, Modernização do Auditóriodo10º BPM, Brasão do 10º BPM, Troféu Destaque, CARNAPM e outros, apresentados e em andamento, buscam propiciar melhorias no nível de excelência da UPM e por extensão dos policiais militares que servem no Guardião da Baixada.

CONCLUSÃO

Entre as diversas decisões que um comandante deve tomar diariamente, não há dúvidas de que as que se referem ao ser humano deve ser motivo de preocupação e sensibilidade, visto que é mister para o sucesso das demais atividades da UPM - O POLICIAL MILITAR, afinal de contas “ele” é o elemento principal e é o que faz acontecer.

Pinheiro/MA, 28 de fevereiro de 2010.

Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira

Comandante do 10º BPM “Guardião da Baixada”

(98) 8174 0100 – 8826 4528 – 3381 1119 – celqopmfurtado@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros amigos

Poder expressar-se é a oportunidade de compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo de nossa existência, portanto, sejam benvindos as minhas considerações profissionais.