domingo, 12 de maio de 2019

PRESIDENTE DA AMCLAM, PARTICIPA DE SOLENIDADE NO QG DO EXÉRCITO BRASILEIRO


O Cel Furtado, Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), participou da solenidade de Transmissão do cargo de Diretor de Civis, Inativos e Pensionistas do Departamento Pessoal do Exército Brasileiro no Quartel General do ExB, neste dia 02/04/19, onde o Gen Bda Selmo Umberto Pereira, despediu-se do serviço ativo.
Recepcionado por Generais da Força Terrestre com quem mantém laços de amizade há mais de 24 anos, desde a época em que era Capitão e juntamente com os mesmos, serviu na Missão das Nações Unidas para Verificação dos Direitos Humanos na Guatemala.
O Cel Furtado ficou bastante satisfeito com o carinho que foi recebido na capital federal, onde seus amigos ocupam posições de destaque no Ministério da Defesa e no ExB, a exemplo do Gen Div Jorge Antonio SMICELATO (Dir. Dep. de Desp. Militar do Ministério da Defesa), Gen Div Rui Yutaka MATSUDA (Dir. Logistico do Hospital das Forças Armadas) e o próprio Gen Bda SELMO.

 Em sua chegada a Brasília, os amigos recepcionaram o Cel Furtado com um almoço no HFA.

 À noite do primeiro dia, o encontro também marcado de emoções, vários amigos de outras forças que frequentaram a Escola Superior de Guerra (ESG), reuniram-se para lembrar bons momentos e histórias. Compareceram o Cel PMDF RR Bulat, Cel CBMDF RR Neder e o CMG R1 Winston da Marinha Brasileira.

        
Bulat, Neder, Furtado e Winston

Na solenidade propriamente dita o Cel RR Carlos Furtado foi fotografado ao lado do Gen. Exército Artur Costa MOURA (chefe do Departamento de Pessoal) que agradeceu a presença na solenidade e o parabenizou por ajudar a manter pujante a imagem do Exército Brasileiro e das Polícias Militares do Brasil, através da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares.

                             

                            
                            Gen ExB Artur Costa Moura-Chefe do    Gen Bda Selmo e Gen Div Smicelato
                                  Departamento Pessoal do ExB
  
Na capital federal, o Cel Furtado hospedou-se no apartamento do casal Marcos e Sônia Tadashi que os sinceroneou em alguns recantos de Brasília.
Cel Furtado e o CMG Tadashi

Sônia e Marcos Tadashi

PALAVRAS DE DESPEDIDAS DO SERVIÇO ATIVO
Gen Bda SELMO UMBERTO PEREIRA

Exmo Sr Gen Ex Moura, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, em nome de quem cumprimento as demais autoridades, civis e militares aqui presentes, senhores Oficiais Generais, Oficiais, Praças, Servidores Civis, familiares, senhoras e senhores, meus amigos, boa tarde!
Obrigado por suas presenças em um momento tão significativo para mim e minha família.
“Nenhuma folha cai dos galhos de uma árvore sem que Deus permita”.
Combati o bom combate!!!
Foram mais de 37 anos de serviços prestados ao Exército e ao país. 40 anos de farda, considerando dois anos interno no Colégio Militar de Manaus e um ano no Colégio Militar de Porto Alegre.
Seis Comandos Militares de Área, dezesseis Organizações Militares e vinte e duas mudanças, mas se me perguntassem se valeu a pena, diria SIM, com toda a convicção de soldado.
Venho de uma família de nove irmãos. Sou filho do Sargento Pereira e de Dona Anna. Minha mãe faleceu muito cedo, quando eu tinha apenas 5 anos. Meu pai casou-se novamente com aquela que hoje é minha 2ª mãe, Gracie. Tenho muito carinho por ela.
Nasci em Porto União-SC, onde encontra-se o 5º BE Cmb. Desde a infância frequentava o Batalhão e via meu pai entrando e saindo no Portão das Armas, ainda com aquela farda verde-oliva e o gorro bico de pato. Pensava que só existia Engenharia no Exército.
Meu pai terminou a carreira no 3º BE Cmb, em Cachoeira do Sul-RS, no ano de 1983. Em 1986, após ter sido declarado Aspirante, fui classificado no mesmo Batalhão, sendo designado para comandar um Pelotão na mesma Companhia em que ele tinha servido. Como foi bom quando voltei, 20 anos depois, para comandar a mesma Unidade em que meu pai e eu tínhamos servido. Uma sensação de orgulho por chegar a esse ponto da carreira. Quando comandei o 3º BE Cmb, houve uma passagem importante, dentre muitas outras. Devido a uma enchente no nordeste, uma ponte caiu em Peritoró-MA. Na época, havia somente uma ponte no Exército capaz de vencer o vão de 60 metros com capacidade de suportar 80 toneladas sem usar suportes flutuantes. Esta ponte estava no 3º BE Cmb. Recebemos a missão. Foi um deslocamento de mais de 4 mil quilômetros, com todas as implicações logísticas, administrativas e operacionais existentes. Tudo foi realizado sem nenhum incidente. Essa ponte foi comandada pelo Maj Porto, aqui presente. Parabéns pela missão cumprida.
Em minha carreira pude desempenhar praticamente todas as funções previstas para os postos que ocupei.
Fui Comandante de Pelotão, de Companhia, de Batalhão, Chefe de Estado-Maior de um Comando Militar de Área e Diretor. Construí pontes, portadas e passadeiras, fiz diversos reconhecimentos especializados de engenharia e planejei a construção de estradas. Pude ser instrutor do curso de cabos e de sargentos, instrutor de cadetes e de alunos da ECEME, no esforço para preparar os futuros líderes de nossa Força Terrestre. Pude fazer cursos no exterior e participei da especialização de alunos estrangeiros. Pude participar do esforço das Nações Unidas para manter a paz, como Observador Militar na Guatemala. Aqui aproveito para agradecer a presença de meu amigo Cel Furtado. Fomos observadores na região de “Barillas”. Obrigado pela sua disponibilidade em deslocar-se do Maranhão para prestigiar essa cerimônia. E, finalmente, tive o privilégio de ascender ao generalato e poder participar de planejamentos e decisões estratégicas.
Sou eternamente grato ao Exército Brasileiro!!!
Quis o destino que eu finalizasse minha carreira na DCIPAS, Diretoria responsável pelos direitos dos militares inativos e seus pensionistas, dos civis e de seus familiares, de seus principais anseios e necessidades. Sou muito grato por isso. Grato por ter desempenhado minhas funções em uma área extremamente importante para o Exército e que aos poucos vai ganhando musculatura para enfrentar novos desafios.
Terminei a corrida!!! Guardei a fé!!!
Portanto é hora de externar a minha gratidão.
Primeiramente a Deus, que permitiu que eu chegasse até aqui com saúde, mantendo a amizade de todos os senhores e senhoras, cumprindo minhas tarefas conforme minha consciência e sua vontade, sempre acompanhado por minha querida família.
Ao Alto Comando do Exército de 2015, que me escolheu para a promoção ao generalato. Minha profunda gratidão por terem confiado em mim para exercer as complexas funções que o posto requer. Aqui presentes os Generais Brandão e Ferreira. Obrigado Generais. A decisão daquela Reunião do Alto Comando do Exército permitiu que eu pudesse chefiar o Estado-Maior do Comando Militar do Norte, CMN, Comando Militar de Área mais novo do Exército Brasileiro. No CMN fui o gerente da implantação da mais nova Brigada do Exército, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Foz do Amazonas, missão que me enche de orgulho, principalmente quando vejo que ela já está em seu segundo ano de criação.
Aos meus Comandantes, pelos exemplos de soldado e orientações seguras. Se cheguei até aqui, devo isso aos senhores.
Ao Exmo Sr Gen Ex Villas Bôas, antigo Comandante do Exército, pelo exemplo de soldado, pelos valores projetados, e por ter me nomeado Diretor da DCIPAS, Diretoria tão sensível aos propósitos do Exército.
Ao General Brandão, meu antigo Chefe no DEC, pelo exemplo, amizade e consideração, por externar de público a história de meu pai ter sido seu primeiro Adjunto de Pelotão no 5º BE Cmb, indicando ter sido ele o seu primeiro instrutor na tropa, responsável por inúmeros ensinamentos da caserna.
Ao General Barcellos, meu antigo Comandante no Comando Militar do Norte, pelas orientações seguras quando eu ainda era recém promovido a General, apontando o caminho a ser seguido, confiando no meu trabalho e assessoramento. Obrigado por sua amizade e de sua família.
A DCIPAS interage com praticamente todas as Organizações Militares do Exército. Assim, agradeço a todos os Comandantes das Organizações Militares do Quartel-General do Exército e de todas as demais espalhadas pelo Brasil, principalmente as Regiões Militares, e em especial as Seções do Serviço de Inativos e Pensionistas, Serviço de Assistência Social e de Servidores Civis, que tanto trabalharam em conjunto com a DCIPAS durante minha direção, com o propósito de “bem servir àqueles que já serviram”. Minha gratidão e respeito.
Ao General Pafiadache, antigo Chefe do DGP, pelo exemplo e amizade, pela confiança em aceitar minha nomeação para a DCIPAS e por continuar acreditando em mim.
Ao General Moura, meu atual Comandante, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, pelas orientações, pelo exemplo e pela confiança em meu trabalho. Obrigado General.
Aos Generais Madeira, Sardinha e Pereira Gomes, antigos e atual Vice-Chefe do DGP, pelas orientações, amizade e trabalho conjunto.
Aos atuais e antigos Diretores das Diretorias do DGP, pela fraterna amizade, pelos intensos trabalhos realizados em parceria, e pelas manifestações de apreço por nossa Diretoria.
Aos integrantes da Comissão de Promoção de Oficiais, pela amizade, compreensão e o incansável trabalho de seleção para a promoção, no sentido de fazer o melhor e com justiça.
Aos integrantes da Comissão de Assistência Social das Forças Armadas (CASFA), AORE-Belém, que deixo aqui registrada a presença de dois representantes que vieram de tão longe, agradeço ao seu presidente, Sr Cohen, por fazerem parte da mesma tropa; à POUPEx, Consultoria Jurídica do Comando do Exército, Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, ANDE-Brasil, e Receita Federal, na pessoa do Dr. José Oleskovicz, agradeço pela amizade e pelo trabalho conjunto em prol do Exército Brasileiro.
Aos integrantes da turma Fornovo, amigos de formação na AMAN. Muitos vieram de longe para ombrearem comigo este momento. Agradeço pela amizade, pelo comprometimento com o Exército e com o Brasil. Pelo convívio de mais de 30 anos. Obrigado pela consideração comigo e com minha família.
Aos Engenheiros, Arma reduzida, mas com uma pujança enorme e um imenso potencial no apoio ao Exército em sua missão constitucional. Continuem liderando os trabalhos afetos à mão amiga, permitindo que a força terrestre permaneça sendo a instituição com a maior credibilidade nacional. Meu orgulho em pertencer à Arma de Villagran Cabrita.
Aos integrantes da DCIPAS, dos Chefes de Seções até o Soldado e Civil mais modernos, minha gratidão e meu respeito. Vocês, com seu trabalho silente, realizam importante missão em benefício do próximo, buscando sempre o bem comum de civis, de inativos e pensionistas e de toda a família militar que necessita de ações sociais de toda ordem. Planejamos e demos continuidade a diversos projetos, como o de inativos e pensionistas, Equoterapia, o projeto de civis para o Exército do século XXI, o de assistência social em operações, o Banco de Talentos, dentre outros trabalhos que construímos juntos e fizeram com que nos tornássemos muito mais próximos e comprometidos. Aprendi muito com cada um de vocês.
Ao meu Subdiretor, Cel Átilla. Militar inteligente, de grande capacidade de trabalho e extremamente dedicado. Foi incansável no assessoramento a este Diretor. Obrigado meu amigo. Desejo-lhe muita saúde e sorte no prosseguimento da carreira.
Ao meu Estado-Maior Pessoal, chefiado pelo Cap Guimarães e, posteriormente, pelo 1o Sgt Pereira, meu profundo agradecimento e respeito. Obrigado pela amizade de vocês e de seus familiares. Se conseguimos cumprir a missão, foi porque tive um apoio incondicional de toda essa equipe.
Aos meus familiares, meus irmãos, cunhados, cunhadas e minha sogra, que acompanharam minha trajetória e vibraram com cada uma de minhas conquistas.
Aos meus pais, pelos valores de cidadão que me foram transmitidos, me ensinando a respeitar as pessoas da mesma forma que eu gostaria de ser respeitado. Minha eterna gratidão.
Aos meus filhos Felipe e Rodrigo. Tenho muito orgulho de vocês. Se tornaram cidadãos de caráter. Homens que respeitam as pessoas. Obrigado por entenderem a minha missão. Peço desculpas se em algum momento estive ausente.
A você Cláudia, minha boneca. Minha inspiração. Obrigado por fazer parte da minha vida. Somos um só. Somente nós sabemos que cada detalhe desses mais de trinta anos valeu a pena.
Antes de finalizar minhas palavras, gostaria de tecer algumas considerações ao meu sucessor. Rosty, nossas famílias se conhecem a muito tempo. Fizemos uma sólida amizade. Somos da mesma turma da AMAN e cursamos a ESAO e ECEME juntos. Vocês nos receberam em sua casa no Chile. Depois, fizemos o CPEAEx nos Estados Unidos na mesma época e, agora, o destino me deu a missão de lhe entregar a Diretoria. Caro amigo, desejo a você e sua querida família, Kátia, Sofia, Gustavo e Heleni, muita sorte e felicidades na DCIPAS e no DGP. Que Deus continue abençoando e iluminando suas decisões. A DCIPAS estará em muito boas mãos.
Por fim, agradeço novamente a todos por emprestarem seu valioso tempo para prestigiarem essa transmissão de cargo e minha despedida do Serviço Ativo do Exército.

Combati o bom combate!!!     Terminei a corrida!!!     Guardei a fé!!!
Servir bem àqueles que já serviram!!!
Missão cumprida!!!     Hora de embainhar a espada!!!
Ao braço!!!     Firme!!!     Avante!!!     Remar!!!

Brasília-DF, 2 de abril de 2019.

Gen Bda SELMO UMBERTO PEREIRA

Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...