domingo, 20 de setembro de 2020

A IMPORTÂNCIA DO SETE DE SETEMBRO

Amanhece e repentinamente as minhas lembranças remontam à minha infância, algumas décadas atrás, quando ainda frequentava o ensino fundamental, a época ensino primário, o ano era recheado de datas festivas maravilhosas.

Especificamente, a semana da Pátria, se iniciava nos primeiros dias de setembro, bem como os treinamentos para os desfiles estudantis nos dias 05 (dia da Raça), 07 (Dia da Independência) e 08 (Aniversário da cidade de São Luís).

Eram momentos de alegria e orgulho para nós estudantes e porque não dizer para os nossos pais que exultavam de satisfação em nossas exibições.

Nestas oportunidades, a maioria dos estudantes se esmeravam para brindar e empolgar a multidão que se apinhava nos locais anualmente escolhidos pelo governo e prefeitura; vez na Praça Deodoro/Rua do Passeio, vez na Rua do Egito/Praça João Lisboa.

Desde as primeiras horas da manhã, significativo número de pessoas acorriam para garantir local privilegiado, em geral, próximo ao palanque das autoridades e poderem assistir, visto que neste ponto, eram feitas evoluções previamente treinadas para mostrarem o que podiam fazer de melhor; na verdade era um importante espetáculo cívico.

Recordo-me de que os primeiros desfiles em que participei pelo Colégio Municipal Luís Viana, a concentração era de madrugada e do bairro da Alemanha nos deslocávamos para o centro da cidade.

Posteriormente já no ensino médio, antigo ensino profissionalizante, frequentado no Colégio Independência, a concentração já era marcada diretamente no local que passou a ser no anel viário.

No dia 07 ocorria também o desfile militar e como filho de policial militar, após realizar o desfile estudantil, buscava integrar o grupo familiar para poder assistir da Polícia Militar que tradicionalmente encerrava o desfile e que era acompanhada pelos familiares até o Quartel da Rua da Palma, onde ali era servido um lanche.

O tempo foi passando e dos desfiles estudantis passei aos desfiles militares, pois, já no início da fase adulta ingressei na corporação, por insistência do meu pai, assim passei a empolgar os meus filhotes, primeiro como graduado – Comandante de Grupo, depois como Oficial subalterno - Comandante de Pelotão, depois como Capitão - Comandante de Companhia, depois como Oficial Superior - Comandante de Batalhão, depois como representante da Corporação no Estado Maior Conjunto das Forças Armadas/Auxiliares e finalmente no último posto, como Coronel, a participação passou a ser no palco de autoridades.

Assim, a data da Independência do Brasil é simbólica, sempre foi um momento vibrante, um momento de orgulho e que hoje me traz muitas saudades das emoções vividas.

                                                                                    São Luís – MA, 07 de setembro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...