sexta-feira, 5 de junho de 2009

METAS DO COMANDO A SEREM ATINGIDAS PELA APMGD

ESTADO DO MARANHÃO - POLICIA MILITAR DO MARANHÃO - DIRETORIA DE ENSINO - ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR GONÇALVES DIAS

Comandante: TEN CEL QOPM CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA
Assunção: 01 de dezembro de 2008

Todo gestor/administrador deve exercitar o planejamento de sua gestão, estabelecendo os objetivos e metas, bem como os devidos prazos para o cumprimento.

A Academia de Polícia Militar – APMGD, como Unidade de Ensino Superior da Corporação deve propiciar o conhecimento aos seus integrantes de todas as etapas do planejamento e em particular ao seu Corpo de Alunos, onde os futuros oficiais recebem os ensinamentos e exemplos a serem colocados em prática durante toda a sua vida profissional.

Assim o planejamento deve contemplar todas as esferas e setores sob sua responsabilidade, onde as ações planejadas devem atingir e beneficiar a todos os seus comandados.

Com a participação e envolvimento de todos os oficiais chefes das divisões e demais seções, houve um verdadeiro diagnóstico das necessidades, bem como sugestões para correção e soluções de problemas existentes, assim como indicações de novas ações a serem colocadas em prática.

O presente planejamento estabelece os prazos a serem tomados como base para o alcance dos objetivos, levando em consideração as justificativas formuladas, calcada nos seguintes períodos:

I – Em CURTO PRAZO (90) DIAS – Período de 01/12/2008 a 01/03/2009;
II – Em MÉDIO PRAZO (180) DIAS - Período de 01/03/2009 a 01/06/2009;
III – Em LONGO PRAZO (365) DIAS OU MAIS - Período de 01/06/2009 a 01/12/2009

Os setores acadêmicos concentraram-se com intervenções a serem realizadas nas seguintes áreas:

1 - INSTALAÇÕES FÍSICAS;
2 – ENSINO;
3 – GESTÃO DE PESSOAS (AJUDANTE – P/1);
4 – GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO.


1 - INSTALAÇÕES FÍSICAS

I – A CURTO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Construção e/ou adaptação de um Cassino (Refeitório) e Copa
- A alimentação ocupa papel preponderante na vida do homem, pois além de ser uma necessidade básica, propicia o seu preparo para as atividades a que se submete rotineiramente; assim, a qualidade e o local em que deve ser servida (arejado, higienicamente limpo e adequado) contribuirão para que possa desempenhar suas atividades e missões de forma mais eficiente e eficaz.
02 - Reforma das Salas de Aulas com a implementação de melhorias
- Para que o processo ensino X aprendizagem alcance os objetivos previstos é imprescindível que os locais destinados à instrução estejam em perfeita condições de ser desenvolvido.
03 - Adaptação de uma Sala para o Comando do Corpo de Alunos, mais próxima das Salas de Aulas
- A disposição dos diversos setores da Unidade de Ensino, em particular das salas de aulas e o comando do Corpo de Alunos, estão dispostos e localizados respectivamente em alas opostas: esquerda e direita das instalações físicas, consequentemente, o distanciamento, tem dificultado o acompanhamento e as fiscalizações decorrentes, nestas, nos banheiros, no Diretório Acadêmico, na sala de microcomputadores e sobre os meios auxiliares de ensino disponibilizados, além da limpeza.
04 - Adaptação de uma Sala para a Divisão Administrativa
- Como gestora de todos os materiais carga da APMGD é de fundamental importância um local adequado para gerir suas atividades.
05 - Adaptação e Aumento da Biblioteca “Cel Lemos”
- Uma Unidade de Ensino Superior deve possuir uma biblioteca compatível, a fim de atender as consultas que são buscadas e desenvolvidas, devendo possuir espaço físico adequado para a localização do acervo, espaço para microcomputadores ligados a rede mundial (internet) e mesas para estudos.
Por outro lado, em face da aprovação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Formação de Oficiais, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do maranhão e conseqüente aumento do curso de 03 (três) para 04 (quatro) anos, há a necessidade de realizar urgentemente as adaptações a fim de estar apto a receber as visitas e inspeções por parte dos órgãos competentes.
06 - Revitalização da Pintura Predial
- A manutenção constante deve ser preocupação de qualquer gestor, pois assim colocam a Unidade de Ensino em condições de serem desenvolvidas todas as atividades previstas.

II – A MÉDIO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Esgotamento Sanitário – Revitalização
- Com mais de 20 (vinte) anos de construção do bloco administrativo, o qual sofreu várias adaptações, inclusive com a construção de novos banheiros; descuidaram-se os gestores em também construir uma nova fossa séptica para absorver a demanda dos detritos fisiológicos.
Por outro lado, as adaptações realizadas para atender as novas construções sofreram erros de projeção, sendo que a tubulação para a condução dos detritos não teve o devido declive para lançamento na fossa séptica existente, assim, rotineiros são os problemas causados com o entupimento de vasos sanitários, trazendo sérios prejuízos aos usuários.
02 - Revitalização do Banheiro de Oficiais
- Carente de reformas a fim de proporcionar melhores condições de trabalho.
03 - Construção e/ou adaptação de uma Cantina
- O lanche é uma alimentação intermediária não proporcionada pela Unidade de Ensino, mais que é necessário para atender as necessidades das pessoas, assim um local adequado, higienicamente limpo para o preparo de refeições rápidas, proporcionará aos integrantes da APMGD e outros usuários a ingestão dos referidos lanches sob as suas respectivas expensas e necessidades.
04 - Construção e/ou adaptação de uma Barbearia
- Sendo uma das exigências de uma Unidade de Ensino o corte regular de cabelos, um local adequado deve ser destinado a atender essa necessidade.
05 - Construção e/ou adaptação de uma Lojinha para venda de uniformes
- Com a preocupação por parte de integrantes da corporação em manutenir seus uniformes com aquisição de peças e/ou mesmo atender emergências decorrentes de situações extras a vontade dos policiais militares, um espaço adequado suprirá essa deficiência.
Por outro lado, a destinação de uma porcentagem ao Diretório Acadêmico propiciará um aumento dos recursos arrecadados visando a diminuir os gastos em eventos de interesse das turmas, suprindo emergências diversas devidamente acompanhadas pelo Comando da APMGD, além de diminuir o volume de recursos a serem disponibilizados pela Corporação em eventos de grande porte (formaturas, baile de espadins e outros).
06 - Aumento do Espaço Físico do Diretório Acadêmico dos Cadetes, realizando adaptações
- O lazer são momentos destinados à folga entre as atividades de serviço, instrução e cumprimento de missões. Nesses intervalos o Diretório Acadêmico surge como um espaço viável para que os cadetes e alunos possam usufruir dentro da APMGD.
Com um efetivo significativo médio que ultrapassa o número de 100 (cem), surge a necessidade de aumentar o espaço físico existente a fim de atender o maior número de policiais militares.
Consequentemente a necessidade da aquisição de outros tipos de entretenimento.
07 - Reforma do Alojamento de Praças com Climatização
- A APMGD deve proporcionar a todos os policiais militares que servem na Unidade de Ensino, condições relativas ao bem-estar, assim as deficiências existentes no Alojamento de Praças deve ser corrigida, inclusive com a climatização ambiental.
08 - Construção ou Adaptação para uma Sala de Troféus
- Os troféus são as conquistas que devem ser admiradas tanto pelo público interno como externo, a APMGD ao longo de sua existência tem experimentado conquistas brilhantes no cenário maranhense e interestadual, destarte, a exibição das vitórias conquistadas através de troféus, devem ocupar galeria de destaque, portanto, um local adequado deve ser construído e/ou adaptado.
09 - Adaptação e introdução de melhorias na Fachada da APMGD
- A APMGD é a porta de entrada dos futuros oficiais e líderes da instituição, neste contexto suas instalações físicas devem chamar a atenção da sociedade e daqueles que resolvem ingressar no oficialato.
A fachada do aquartelamento contribui para a elevação do nome da Unidade de Ensino no seio policial militar e dos transeuntes.
10 - Construção de uma Sala de Aula
- Com o aumento do Curso de Formação de Oficiais de 03 (três) para 04 (quatro) anos, surge à necessidade da construção de uma sala de aula para atender a nova demanda.
11 - Construção de um Alojamento
- Com o aumento do Curso de Formação de Oficiais de 03 (três) para 04 (quatro) anos, surge à necessidade da construção de um alojamento para atender a nova demanda.
12 - Troca do Telhado
- Desde a construção do bloco para atender a um aquartelamento, um erro de projeção não levaram em consideração os fortes ventos que ocorrem na área (próxima a praia), além de não terem sido colocadas telhas com engates e ainda uma inclinação significativa que ao longo dos anos tem causado sérios problemas no que se refere ao deslocamento de telhas e conseqüentes goteiras no período chuvoso, causando sérios prejuízos, além de colocar em exposição à instalação elétrica e perigo os policiais militares que servem na Unidade de Ensino.
Necessário se faz a troca do telhado por telhas de amianto e/ou ecológicas mais fáceis de serem fixadas e assim corrigir um erro histórico.
13 - Adaptação da Reserva de Armamento e do Almoxarifado
- Reserva de Armamento e Almoxarifado são pontos sensíveis em qualquer aquartelamento, o segundo ocupando na atualidade um espaço pequeno já não atende mais a demanda da Unidade de Ensino, desta forma, outras opções devem ser estudadas para atender as necessidades.
14 - Construção de Praça Olímpica
- O esporte possui papel destacado na formação, vez que o desenvolvimento e o preparo físico é uma das etapas do processo Ensino X Aprendizagem, assim um local para que os destaques sejam evidenciados é necessário em uma Academia de Polícia Militar.
15 - Construção de Pista de Pentatlo Militar
- Esporte tipicamente militar necessita de um espaço para poder ser treinado e praticado adequadamente.
16 - Adaptação com Criação de um Banheiro Feminino no Pavilhão de Sala de Aulas
- Em um Centro de Ensino Superior com a participação nos cursos de pessoas de ambos os sexos, são obrigatórios o tratamento igualitário a todos.

III – A LONGO PRAZO
01 - Revisão da Instalação Elétrica, corrigindo alterações e realizando adaptações e fixação um motor para atender a demanda
- A quase duas décadas de existência e sofrendo alterações sem necessariamente passar por um estudo técnico a instalação elétrica da Unidade de Ensino necessita passar por uma revisão completa a fim de serem corrigidas as alterações existentes e realizar as adaptações que se fizerem necessária.
02 - Revisão das Instalações Hidráulicas
- A fim de atender as novas necessidades as instalações hidráulicas devem sofrer intervenções a fim de atender as adaptações necessárias.
03 - Asfaltamento dos Pátios Interno e Externo
- O pátio externo já recebeu uma correção primária no solo estando apto a receber a camada asfáltica, entretanto, o pátio interno ainda necessita de serviços iguais, pois nesses locais são realizadas solenidades, desfiles e instruções, devendo estar em condições da realização dessas atividades.
04 - Construção de um Dojô
- A prática de defesa pessoal é uma das disciplinas e atividades extremamente necessárias aos instruendos, vez que a nova dinâmica que deve ser colocada em prática por todos os policiais militares é o uso de armas letais somente em último caso.
O dojô é um espaço necessário para a prática e treinamento constante, o qual deve ser devidamente equipado com “tatames” adequados para a realização de instruções, treinamento e competições, assim torna-se de fundamental importância dotar a APMGD de um espaço para essa atividade.

2 – ENSINO

I – A CURTO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Convocação do Conselho de Ensino para decidir a situação acadêmica e administrativa de cadetes afastados por problemas de saúde
- Ao Conselho de ensino, órgão superior de orientação pedagógica e de caráter técnico-consultivo compete emitir parecer sobre os assuntos que lhe forem propostos pelo Diretor de Ensino da APM. (Art. 37, III do Regimento Interno da APMGD).
O aluno afastado das suas atividades escolares ou policiais-militares, em razão de acidente, devidamente amparado por atestado de origem, ou ainda, acometido de doenças infecto-contagiosas ou outras que recomendem o seu isolamento após parecer da Junta Militar de Saúde, terá sua freqüência escolar analisada pelo Conselho de Ensino, que emitirá parecer quanto à sua permanência, desligamento, trancamento ou reprovação no curso ou estágio... (Art. 64 Regimento Interno da APMGD).
02 - Recebimento em Disposição, Funcionários com Formação Pedagógica
- A complementação do quadro administrativo da APMGD torna-se essencial, uma vez que carência de pessoal e a atividade fim da própria instituição têm como conseqüência uma lacuna em pessoal especializado.
Será buscada uma parceria a ser firmada com o Governo do Estado para disponibilizar especialistas (civis) para atuarem como colaboradores no processo ensino-aprendizagem.

II – A MÉDIO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Visita às Instituições de Ensino Superior do Estado do Maranhão
- As demandas educacionais, culturais, políticas e sociais tanto a nível nacional e internacional provocam a busca coletiva e consciente de novos modelos que sirvam à comunidade de forma eficiente e satisfatória.
02 - Revisão do Regimento Interno da APMGD
- O Regimento Interno da APMGD data do ano de 1997. Do citado ano para os dias atuais o mesmo não sofreu nenhuma alteração, de forma que não acompanhou as demais normas escolares, em especial as Normas Gerais de Ensino e Graduação da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.
03 - Recebimento de Estagiários das Instituições de Ensino Superior
- Poder contar com uma mão de obra em especialização que venha propiciar contribuições com a atividade administrativa da APMGD e em especial com a área de ensino especificamente, atingindo desta forma os setores (P/1 – Secretaria, Divisão Administrativa, Divisão de Ensino e Corpo de Alunos), através de convênios.
04 - Visitas às Academias de Polícias Militares Brasileiras e Internacionais
- A troca de experiências e formação de parcerias, propicia a busca e o alcance da excelência nos diversos misteres de uma APM.
05 - Formação de 01 (uma) turma do Curso de Habilitação de Oficiais (CHOA e CHOE)
- A referida turma já se encontra em curso, com previsão de término para o mês de agosto de 2009.

III – A LONGO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Intermediação de Convênios com Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional
- A busca por cursos em nível de especialização, mestrado e doutorado com instituições nacionais e com outras de outras nacionalidades, a fim de propiciar uma verdadeira troca de experiências e aumento do conhecimento mútuo.
02 - Criação de Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Violência e Criminalidade
- A APMGD, por ser órgão de execução do Ensino Superior da PMMA, deve dispor de um núcleo de estudo específico voltado, para que de forma científica análise as causas e conseqüências presentes na violência e criminalidade em nosso Estado.
03 - Publicação dos Trabalhos Científicos do CFO a nível acadêmico e nacional
- A divulgação a toda sociedade e em particular ao meio acadêmico, sobre a produção de trabalhos científicos voltados para a problematização da segurança pública local, através de uma revista ou outro tipo de publicação.
04 - Formação de 01 (uma) turma do Curso de Formação de Oficiais
- A citada turma encontra-se em formação, com previsão para formar em julho de 2010.
05 - Criação da Biblioteca em mídia
- O conhecimento deve estar á disposição de todos, principalmente aquele desenvolvido pelos alunos da própria APMGD – as monografias, visto que são em primeira análise sugestões elaboradas de forma técnica-científica, as quais podem ser aproveitadas e colocadas em prática.


3 – GESTÃO DE PESSOAS (AJUDANTE – P/1)

I – A CURTO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Atualização de Dados Pessoais e Funcionais (cadastrais)
- Ter em mãos as informações pertinentes ao pessoal da Unidade é fundamental para o bom emprego do efetivo, para dinamização de atividades e para mobilizações eventuais quando a necessidade do serviço assim exigir.
02 - Levantamento, Triagem e Controle da Documentação atinente a Recursos Humanos da Unidade
- Para que a administração de um órgão, no tocante a pessoal, funcione de forma satisfatória, toda a documentação deve estar devidamente organizada para subsidiar consultas e trabalhos futuros.
03 - Controle e Fiscalização dos Processos Administrativos da Unidade
- O cumprimento de prazos no tocante a Sindicâncias e Inquérito Policial Militar é fundamental para evitar transtornos administrativos, principalmente quando resultam em sanções disciplinares, a fim de que seu cumprimento não seja afetado, colocando em risco a observância dos pilares de sustentação do militarismo: a hierarquia e disciplina.
04 - Revisão das Normas Gerais de Ação da APMGD
- A atual NGA da APMGD data de 1997, portanto necessita de uma atualização urgente.

II – A MÉDIO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Atualização Cadastral da Ficha Individual e Histórico Policial Militar de todos os integrantes da APMGD
- A atualização das informações de cada indivíduo da Unidade é um tópico facilitador para que todo um conjunto de procedimentos possa ser posto em prática, além de ser indispensável em situações pontuais da carreira militar como informar se um candidato está ou não apto a ser promovido.
02 - Acompanhamento Situacional dos Policiais Militares lotados na APMGD e que se encontram a disposição de outros Órgãos ou Unidades
- Criar um banco de dados diferenciado para os policiais que não estão, de fato, desempenhando suas funções na APMGD, a fim de subsidiar o Comando no tocante a solicitações de permutas ou transferências.

III – A LONGO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Informatização dos Dados da Seção de Pessoal
- O avanço tecnológico experimentado pelo mundo globalizado força as instituições a ter um banco de dados digital para utilização e divulgação de informações para seu público alvo. Assim, não se pode ficar alheio a essa nova realidade que trata da disponibilidade dos dados em meio virtual, sob pena de ficar a margem de novos processos criativos e descobertas contemporâneas. Dessa forma, a digitalização de todos os documentos da 1ª Seção é indispensável para o desenvolvimento e fortalecimento da seção de pessoal.

4 – GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO

I – A CURTO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Alocação de Pessoal Especializado (Pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, serviços gerais)
- A manutenção é fator de importância. Destarte, a disponibilização de pessoal especializado corrige problemas e propicia a adoção de providências de forma imediata.
02 - Inserção de todas as Seções Administrativas um uma Rede interna de Comunicações
- Proporcionar as seções internas da APMGD uma interligação em rede que facilitará a administração da Unidade, tornando-a mais transparente e otimizada suas ações.
03 - Revitalização da Piscina
- Manutenir e implementar uma opção de prática desportiva com qualidade, tendo em vista que a natação é um dos esportes mais completos e de extrema necessidade para o desenvolvimento físico.
04 - Implementação do Telecentro
- Obter as informações e os meios necessários para o perfeito funcionamento do Telecentro, como ferramenta de excelência tecnológica, fundamental para o processo Ensino X Aprendizagem, facilitando dessa forma o desenvolvimento de policiais-militares e conveniados, aliando o conhecimento através de cursos, conferências, videoconferência, palestras e outros.
05 - Levantamento de Necessidades
- Propiciar o atendimento das necessidades através da Corporação e outros parceiros.
06 - Designação de um técnico especializado e responsável pelo Telecentro
- Considerando que esta Unidade de Ensino, abiscoitou um local de excelência tecnológica, desejado por várias instituições, colocando-a em destaque no cenário maranhense e, por conseguinte no sistema de segurança cidadã, este local necessita da atenção de um técnico especializado a fim de que possa realizar as manutenções e os acompanhamentos necessários.
07 - Elaboração de Contratos terceirizando os serviços de Cantina, Barbearia e Lojinha de venda de uniformes
- A administração pública é regida por princípios sedimentados na Constituição Federal no "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:...", destarte todos os gestores públicos obrigam-se a seguir rigorosamente o previsto na Lei Maior do país.
08 - Dedetização de todo o Complexo
- Ao longo dos anos o acúmulo de documentos produzidos, detritos lançados em locais inadequados, localização da Unidade de Ensino em área cercada de outras Unidades Policiais (as quais não temos o controle da disposição final dos detritos produzidos), extensa área vegetal próxima, tendem a permitir infestação de insetos e roedores que podem contaminar os espaços físicos.

II – A MÉDIO PRAZO
OBJETIVOS - JUSTIFICATIVAS
01 - Controle Informatizado da Carga da APMGD
- Obtenção de informações de qualquer material carga com rapidez, facilitando assim as conferências e o trabalho do gestor, evitando dessa forma extravios e danos ou outros prejuízos ao patrimônio público.
02 - Confecção de Bandeiras (Insígnias) das Unidades da PMMA
- Formar um grupamento de cadetes portando as bandeiras das UPM’s da corporação, a fim de destacá-las nas solenidades em que a APMGD estiver com o efetivo do Corpo de Alunos em forma.
03 - Confecção de Bandeiras de todos os Estados da Federação
- Uma Academia de Polícia Militar é um dos órgãos de qualquer instituição policial que recebe visitas e comissões rotineiramente, principalmente de suas congêneres, assim precisar ter em local de destaque um Pavilhão destinado as bandeiras de todos os Estados da federação
04 - Pagamento das horas aulas dos professores e instrutores
- Todo profissional deve receber a contra-prestação pelos serviços prestados, cabendo a APMGD a formação e acompanhamento de todos os processos dos professores e instrutores nos diversos setores da corporação para agilizar o pagamento.

Quartel da APMGD em São Luís-MA, 05 de dezembro de 2008.
Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira
Comandante da APMGD
(98) 9971 6747 – celqopmfurtado@hotmail.com
OBSERVAÇÕES:
- Até o dia 27 de abril de 2009, data da Passagem de Comando, conseguimos cumprir as seguintes metas:
1 - INSTALAÇÕES FÍSICAS
METAS PLANEJADAS A CURTO PRAZO:
a) Construção e/ou adaptação de um Cassino (Refeitório) e Copa;
b) Adaptação de uma Sala para o Comando do Corpo de Alunos, mais próxima das Salas de Aulas;
c) Adaptação de uma Sala para a Divisão Administrativa;
d) Revitalização da Pintura Predial;
METAS PLANEJADAS A MÉDIO PRAZO:
a) Esgotamento Sanitário – Revitalização;
b) Revitalização do Banheiro de Oficiais;
c) Construção e/ou adaptação de uma Lojinha para venda de uniformes;
d) Não realizamos a troca do telhado, mas, revitalizamos o existente;
e) Adaptação da Reserva de Armamento e do Almoxarifado (novo espaço);
METAS PLANEJADAS A LONGO PRAZO:
a) Revisão da Instalação Elétrica, corrigindo alterações e realizando adaptações e fixação um motor para atender a demanda;
b) Revisão das Instalações Hidráulicas.
2 – ENSINO
METAS PLANEJADAS A CURTO PRAZO:
a) Convocação do Conselho de Ensino para decidir a situação acadêmica e administrativa de cadetes afastados por problemas de saúde.
METAS PLANEJADAS A MÉDIO PRAZO:
a) Visita às Instituições de Ensino Superior do Estado do Maranhão (iniciado);
b) Revisão do Regimento Interno da APMGD (iniciado);
c) Visitas às Academias de Polícias Militares Brasileiras e Internacionais (iniciado);
d) Formação de 01 (uma) turma do Curso de Habilitação de Oficiais (CHOA e CHOE) - iniciado;
3 – GESTÃO DE PESSOAS (AJUDANTE – P/1)
METAS PLANEJADAS A CURTO PRAZO:
a) Atualização de Dados Pessoais e Funcionais (cadastrais);
b) Levantamento, Triagem e Controle da Documentação atinente a Recursos Humanos da Unidade;
c) Controle e Fiscalização dos Processos Administrativos da Unidade;
d) Revisão das Normas Gerais de Ação da APMGD (iniciado);
METAS PLANEJADAS A MÉDIO PRAZO:
a) Atualização Cadastral da Ficha Individual e Histórico Policial Militar de todos os integrantes da APMGD (iniciado);
b) Acompanhamento Situacional dos Policiais Militares lotados na APMGD e que se encontram a disposição de outros Órgãos ou Unidades.
4 – GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO
METAS PLANEJADAS A CURTO PRAZO:
a) Alocação de Pessoal Especializado (Pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, serviços gerais);
b) Revitalização da Piscina (iniciado);
c) Levantamento de Necessidades;
d) Designação de um técnico especializado e responsável pelo Telecentro;
e) Elaboração de Contratos terceirizando os serviços de Cantina, Barbearia e Lojinha de venda de uniformes (iniciado).
METAS PLANEJADAS A CURTO PRAZO:
a) Pagamento das horas aulas dos professores e instrutores (iniciado os processos).

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