segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EFETIVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA: análise da defasagem do efetivo na área do 9º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão.


Na data de hoje em continuidade as apresentações dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) em convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), compus a banca examinadora do Cadete Adriano LEANDRO de Araújo, na qualidade de Orientador/Presidente que apresentou o tema: EFETIVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA: análise da defasagem do efetivo na área do 9º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão.
Após sete meses de efetivo inter-relacionamento (orientando & orientador), a fim de que a pesquisa científica alcançasse a cientificidade, metodologia e normas exigidas pela Ciência e pela Comunidade Científica, assegurando a fidedignidade, a qualidade e a originalidade do trabalho, o Cad PM Leandro foi aplicado em sua pesquisa, desde a elaboração do projeto de pesquisa; a estruturação da pesquisa no formato do TCC e a sua aplicação investigativa; culminando com a apresentação dos resultados, a fim de ser avaliado pela banca examinadora, designada pela Portaria nº 13/2012 – CFO/CCSA/UEMA de 02/08/2012.
Seu trabalho escrito seguiu e adotou o rigor metodológico e normativo exigidos pela comunicação científica e em sua apresentação oral, o fez, de forma lógica, clara e objetiva, obedecendo a sequencia dos elementos normativos e inserindo as fases da pesquisa.
Em forma de monografia, assim exigido pela UEMA, seguindo aos ditames da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o trabalho apresentado foi examinado pelo Ten Cel QOPM João Alfredo Soares de Quadros Nepomuceno como crítico de conteúdo e pelo Prof. Me. Laércio Marques do N. Filho (UEMA), como crítico de normas, recebendo a média final 9,91 (nove, noventa e um), coroando o apresentador de êxitos pelos esforços desprendidos.
Assim estão de parabéns o Cad Leandro por ter conseguido sistematizar as ideias, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação, aplicando-os em sua pesquisa.
Os examinadores por terem enriquecido o trabalho final com aportes de cunho relevantes.
A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) e a Universidade Estadual do Maranhão por terem cumprido objetivamente o convênio de mútua cooperação técnico-científica, previsto, desde a inscrição dos candidatos até às suas formações profissionais.
A Polícia Militar do Maranhão por receber profissionais qualificados para exercerem seus misteres e instrumentos de cunho científicos (monografias) que devidamente trabalhadas pelos setores competentes - seus resultados - podem propiciar a Corporação redirecionamento de seus esforços (melhor emprego dos meios), levando em consideração o mapeamento de horários e locais das ocorrências policiais e o modus operandi dos infratores das leis.
E eu por ter modestamente contribuído com um pouco da experiência acumulada nas diversas funções já exercidas na corporação do Brigadeiro Falcão durante 31 anos, 05 meses, 08 dias e nos processos ensino X aprendizagem vivenciados.
São Luís-MA, 13 de agosto de 2012.
Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira
Especialista em Gestão Estratégica e Defesa Social, Bacharel em Direito e Licenciado em História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...