sexta-feira, 5 de junho de 2009

DISCURSO DE PASSAGEM DE COMANDO DA APMGD EM 27 DE ABRIL DE 2009

Ilmº Sr. Cel QOPM Roberto Uchoa Lima - Diretor de Ensino; Sra. Fabiane - minha esposa; Prof. Francisco Marialva Mont’Alverne Frota - Diretor do CFO na UEMA; Senhores capelães Mons. Hélio Maranhão, Pastor Misael, Padre José Raimundo, Pastor Jesus, Pastor Josué, Pastor Roni; Cap QOPM Freire - Cmt do Corpo de Alunos, Resp. pelo SCmdo da APMGD; Cap QOPM Mauro - Chefe da Divisão Administrativa; 1º Ten QOPM Emerson - Comandante do CHOA/CHOE; 1º Ten QOPM Froes - Chefe da P/1; 1º Ten Genival – Almoxarife; 1º Ten Viegas - Chefe da Seção Técnica de Ensino; 2º Ten Vilas Boas - SCmt do Corpo de Alunos; 2º Ten Elzagno - A disposição da Diretoria de Ensino; Cadete Gomes - mais antigo do CFO III; Cadete Kardeck - mais antigo do CFO II, Cadete Menezes - mais antigo do CFO I; Aluno Cunha - mais antigo do CHOA; Aluno França - representante do CHOE; Sgt Roberval - representante dos sargentos; Cb Moreira - representante dos cabos; Sd Adenilson - representante dos Soldados; Sr. Alan e Srª Dalinajara - representantes dos funcionários civis.

Bom dia. Inicio as minhas palavras evocando o Supremo Criador do Universo para que continue a derramar suas bênçãos milagrosas e nos acompanhe hoje e sempre.

Após 04 meses e vinte e seis dias a frente da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, em cumprimento a determinação do Comandante Geral da PMMA entrego o comando ao Ten Cel QOPM Raimundo de Jesus Silva.

Ao assumi o comando desta Unidade de Ensino Superior em 01Dez08, determinei de imediato à realização de um diagnóstico da situação encontrada. Com os resultados a mão, logo passamos a trabalhar em busca das soluções dos problemas evidenciados.

Debruçamo-nos sobre o mister principal desta APMG – o processo Ensino X Aprendizagem e passamos a corrigir sérias distorções no que tange a falta rotineira de professores/instrutores; atrasos no início das primeiras aulas e cumprimento de carga horária.

Mantivemos um profícuo e estreito contato com a Universidade Estadual do Maranhão, através do Prof. Mont’Alverne Frota, recebendo deste, uma constante atenção e solução à todas as demandas apresentadas, além da continuidade da doação de obras para a Biblioteca Cel Lemos, já na casa aproximada de 1000 exemplares, bem como a sua intermediação para a doação de um microcomputador com impressora para o referido local, já devidamente instalados.

Estávamos na reta final de um planejamento para cursos de informática para as praças, aproveitando assim o Telecentro existente nesta Academia, o qual foi estruturado com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

Fica devidamente planejada a Solenidade de Entrega de Espadins aos cadetes do 1º ano (em data a ser definida pelo Sr. Comandante Geral) e os Jogos Acadêmicos Policiais e Bombeiros Militares do Nordeste, denominados Jogos de Integração do Nordeste – JIN a ocorrer no período de 01 a 05 de julho próximo.

No que tange a questões administrativas: restabelecemos o comando dos pelotões do CFO (naquela oportunidade sob a responsabilidade de cadetes do 3º ano); cumprimento do plano de férias e licença prêmio (que apresentavam significativos atrasos); permutas e reestruturação das funções de oficiais e praças; designação dos oficiais supervisores diários para acompanhamento do Corpo de Alunos na UEMA.

Designamos uma comissão para a conferência da carga geral da APMGD, a qual detectou problemas a serem solucionados pelo competente procedimento administrativo.

Estabelecemos uma regularidade na edição do Paradão Matinal as sexta feiras, quando o Comando da APMGD repassava ao corpo administrativo e acadêmico as orientações, determinações, treinavam os cadetes do CFO III nas funções de comando e realizava o reconhecimento de oficiais e praças que se destacavam em seus misteres.
Iniciamos as nossas visitas as Instituições de Ensino Superior do Maranhão pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde naquela “academia” fomos dignamente recebidos pelo Magnífico Reitor – Prof. Dr. Natalino Salgado e todos os Pró-reitores, onde realizamos uma exposição sobre a APMGD e iniciamos as discussões no sentido de revitalizar o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública – CEGESP e a criação de um mestrado na área, cujas proposições foram muito bem aceitas pela administração da UFMA.

Em relação às instalações físicas, adotamos providências urgentes na seríssima questão do esgoto sanitário (em grande parte entupido).

Buscando proporcionar melhores condições de trabalho, recuperamos e revitalizamos espaços destinados ao Corpo de Alunos, Almoxarifado, Reserva de Armamento (nesta última aumentando a segurança com o devido gradeamento), Refeitório com Cozinha de apoio, visto que a alimentação era realizada no Quartel do Comando Geral, o que causava transtornos em razão da necessidade de deslocamento de oficiais e cadetes às vezes em situações adversas como sol e chuva ou mesmo para as praças que a tomavam em “quentinhas”.

A firme decisão em construir um espaço adequado e destinado à alimentação neste aquartelamento estimulou o Comandante Geral anterior a incorporar a idéia para outros quartéis da corporação, construindo os Refeitórios do 9º e 6º BPMs.

Ainda nesse contexto em parceria, construímos uma Lojinha para a venda de uniformes e artigos militares, visando facilitar a aquisição por parte de policiais-militares, além de proporcionar uma melhoria nas fontes de renda do Diretório Acadêmico Capitão Siqueira, faltando ainda regular os percentuais com o terceirizado.

Ainda há por corrigir situações no telhado, nas instalações elétricas, revitalizar o alojamento de praças, embora tenhamos tomado medidas emergenciais na correção dos problemas que se apresentaram.

Em função da aprovação do Projeto Pedagógico que mudou o CFO de três para 04 anos, consequentemente ainda há que construir para a nova turma do CFO alojamento e adequar sala de aula.

Revitalizamos a pintura interna e externa do aquartelamento, tornando-o mais bonito e agradável.

Recuperamos colocando em funcionamento o único veículo administrativo da Unidade – o gol 54306, encontrado baixado há um bom tempo. Os micro-ônibus e o ônibus carinhosamente chamado “jabiraca” estiveram sempre presentes em nossa preocupação, pois além de realizarem os deslocamentos com o Corpo de Alunos, atendem uma significativa demanda rotineira da corporação junto ao Comando do Policiamento Metropolitano, a Banda de Música, féretros e solicitações evangélicas.

Finalizando. Agradeço a DEUS por ter me proporcionado sabedoria e equilíbrio para conduzir de forma satisfatória esta importante Unidade da PMMA.

A minha esposa pela paciência em entender os momentos de ausência do nosso lar, que me ocupavam grande parte das horas dos dias.

Ao Cel QOPM Melo, ex-comandante geral por ter me confiado à missão.

Aos oficiais pelos excelentes resultados apresentados nas missões que lhes confiamos.

Ao prof. Mont’Alverne Frota pela gentileza, cortesia e presteza que sempre nos dispensou.

Aos capelães pela disposição no atendimento de nossas solicitações, além do conforto espiritual constante ofertado a minha pessoa.

Aos cadetes e alunos em proporcionarem respostas às inovações acadêmicas colocadas em prática.

Aos praças e funcionários civis por cumprirem satisfatoriamente suas obrigações.

Ao meu substituto, Ten Cel Jesus meus votos de sucessos, extensivos ao Sr. Cel QOPM Franklin Pacheco Silva, recém empossado, Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão.

Tenho consciência de que fiz o melhor e o que deveria ser feito, portanto, estou preparado para a próxima missão.

Um comentário:

  1. É uma pena ter perdido tão eficiente comandante, de uma forma tão rápida! Tenho a certeza que um oficial de um "quilate" tão alto não vai deixar a desejar onde quer que vá exercer comandamento, pois, qualificação e empenho não hão de faltar-lhe!!

    Se me permite caro Cel. deixo meus sinceros fotos de sucesso e um abraço.

    ResponderExcluir

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...