terça-feira, 16 de outubro de 2012

INSTITUTO INTERNACIONAL AVANTT, MAIS UM AVANÇO ALCANÇADO PELO PROJETO EXPOSEGMA

No último dia 02 de maio, o Projeto EXPOSEGMA (Exposição de Segurança Pública) deu mais um importante passo em seu mister ao conseguir junto aos órgãos competentes, a conferência de personalidade jurídica à uma nova entidade que floresce com o fim de propiciar mecanismos buscando a promoção de intercâmbios com entidades e instituições estaduais, nacionais e internacionais ligadas a segurança pública e defesa social.

Protocolada e registrada sob o nº 43.506 no registro civil de pessoas jurídicas do cartório Cantuária de Azevêdo, em São Luís, Estado do Maranhão, atende aos requisitos previstos no Novo Código Civil Brasileiro e na Lei 6.015 de 31/12/1973, portanto, uma entidade genuinamente maranhense como o próprio Projeto EXPOSEGMA.

O Instituto Internacional Avantt atuará como intermediador entre a EXPOSEGMA e as instituições ligadas a segurança pública mundo afora, permitindo o conhecimento de experiências exitosas já utilizadas e que conseguiram resultados expressivos possam ser experimentadas no Estado do Maranhão.

Seus principais mecanismos serão as viagens de estudos, congressos, seminários, painéis, encontros, simpósios e colóquios que serão viabilizados institucionalmente objetivando avançar na área da segurança pública.

Porque as técnicas, táticas, ações e atividades são colocadas em prática como respostas institucionais conforme o avanço da criminalidade e da violência nas comunidades, servindo como estratégias que permitam o contrapeso que freiará novos modus operandi criminosos, propiciados em grande parte pelo processo globalizatório migratório.

Como já delineado em artigo de nossa autoria intitulado A importância do Projeto EXPOSEGMA como ferramenta aliada aos objetivos da Segurança Pública, este foi idealizado no ano de 2003 objetivando aproximar a população do sistema de segurança pública, acessando assim as atividades dos órgãos integrantes do sistema e outros correlatos, bem como os tipos de trabalho que eles desenvolviam, facilitando assim a busca, pela comunidade dos seus serviços.

A operacionalização do projeto se dá através de campanhas preventivas e educativas, amostras, palestras, oficinas de literatura, panfletagem, exposição de materiais logísticos institucionais, tendo a coordenação geral da publicitária Josilda Bogéa e do Sargento da briosa Polícia Militar do Maranhão Diniz.

Ampliado a EXPOSEGMA congrega a Polícia Militar (PMMA), Polícia Civil (PCMA), Corpo de Bombeiros Militares (CBMMA), Superintendência da Polícia Federal (SPF-MA), Guardas Municipais (GM), 24º Batalhão de Caçadores (24º BC do ExB), Projeto Disque Denúncia do Maranhão, Secretarias Municipais de Trânsito (SMT), Grupo Tático Aéreo (GTA-MA), Ouvidorias da Secretaria de Segurança Pública, Sistema Penitenciário, DETRAN, Secretarias de Saúde estadual e municipais, Secretarias de Cultura estadual e municipais, Secretaria de Ciências e Tecnologia e outros.

É apoiado pelas instituições de segurança e pelo Jornal Pequeno, tendo suas atividades divulgadas por todos os órgãos de comunicação ludovicense, em especial através dos matutinos JP e Atos e Fatos.

Mais uma vez ratifico a necessidade do apoio incondicional a ser oferecido ao projeto que em sua nuance principal aproxima os órgãos de segurança das comunidades, diminuindo o fosso equivocadamente existente, para tanto, os gestores institucionais necessitam propiciar facilidades, meios e pessoal que possam contribuir em tão nobre missão.

Assim, o Estado do Maranhão que em tantas oportunidades já exportou vários exemplos as diversas unidades federativas do país, mais uma vez, alcancará destaque, pois está largando na frente neste importante campo social – a segurança pública.

Aos seus idealizadores, o meu respeito, minha consideração e os meus parabéns por mais essa conquista.

Natal-RN em 16 de outubro de 2012.

Ten Cel QOPM Carlos Augusto FURTADO Moreira
(98) 8826 4528 – 8138 2760 – celqopmfurtado@hotmail.com – celqopmfurtado@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...