segunda-feira, 8 de julho de 2024

CERTEZA


Na língua portuguesa, a palavra certeza, possui 02 sentidos: afirmação e convicção.

Afirmação: ação de afirmar; o que se afirma, se assume como verdadeiro; afirmativa. Possuindo como sinônimos: acertamento, correção, acerto, afirmação, asserção, asseveração, evidência, indubitabilidade, infalibilidade, veracidade.

Convicção: crença ou opinião firme a respeito de algo, com base em provas ou razões íntimas, ou como resultado da influência ou persuasão de outrem; convencimento. Possuindo como sinônimos: convicção, segurança, persuasão, confiança, constância, convencimento, estabilidade, firmeza.

O que quero dizer com isso que a certeza como afirmação foi a infalibilidade das pessoas que se comprometeram e realmente depositaram na urna com veracidade o seu compromisso com o candidato que afirmava apoiar.

Em contrapartida, a certeza como convicção foi a razão íntima de alguns amigos e apoiadores na crença de que familiares e outros "colegas" estavam convencidos a seguirem o Projeto do candidato.

Essa in constância pode ter sido levada em consideração de que uma vitória estaria assegurada, de acordo com os prognósticos realizados por analistas políticos, dando conta que o candidato possui uma relevantes folha de serviços prestados à sociedade maranhense e portanto, seria um dos candidatos mais bem votados do pleito eleitoral; ademais, o grupo de WhatsApp’s formado com as perspectivas e expectativas de que para cada integrante, pudesse alavancar no mínimo 20 votos, assim teríamos facilmente vários candidatos eleitos.

Passada a euforia, vem a decepção, o mais votado dos candidatos militares em São Luís à Vereador, conseguiu apenas 24,5% do que era almejado.

Há culpados?

Não, é claro que não.

Em política não há afirmação, há no máximo convicção de que em tese aqueles que realizaram promessas, poderão cumpri-las ou não.

E porquê?

Porque sempre restará a dúvida: o voto é secreto. As pessoas podem afirmar, mas, não podem provar. Outras que vão contra os seus princípios, acabam dizendo que votam para vários candidatos e na hora H não sabem nem pra quem votaram. Sempre existirá o benefício da dúvida.

Creio que como disse o Prefeito Otsuka:

"QUEREMOS AGRADECER A TODOS PELA HONROSA PARTICIPAÇÃO, SÃO QUASE 1000 AMIGOS QUE FIZEMOS NESSA CAMINHADA."

Isto é uma verdade. Supostamente os que integraram o grupo, fizeram às suas partes, a partir daí é uma incógnita.

Infelizmente, na vida às vezes, os interesses prevalecem contra os princípios.

Os providos de princípios (entendido como aquilo que vem antes, começo, nascedouro), jamais se vergarão aos interesses, pois, nunca é demais lembrar que esse adjetivo só pode ser dirigido a alguém que possui atributos morais e éticos, os quais pautam a sua conduta como ser humano.

Destarte, muitas vezes, interesses, não se coadunam com princípio, se estes ferirem a afirmação ou a convicção.

São Luís – MA, 16 de novembro de 2020.                                                

Cel RR Carlos Augusto Furtado Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SILÊNCIO

Silêncio por favor eu lhes peço. Silêncio em nossa última homenagem à um mortal, imortal. Silêncio em respeito ao seu adeus terreno. Silênci...