segunda-feira, 8 de julho de 2024

26 de outubro – Aniversário de meu pai

 

Diariamente acompanho o JRMUNEWS, uma síntese jornalística criada por um jovem paulista do município de Pariquera-açu/SP (na divisa com o Paraná), que em seu segundo ano, diariamente, traz uma riqueza de informações variadas e atualizadas de diversas áreas do conhecimento e que permite ao leitor ter uma visão genérica de como está o nosso planeta.

Segunda-Feira, 26 de outubro de 2020

⏳ 300º dia do ano

🌖 Lua Crescente 74% de visibilidade

💭 Frase do dia: "Enquanto você sonha, você está fazendo o rascunho do seu futuro" - Charles Chaplin

Hoje é dia...

•   da Biblioteca Escolar

•   da Cruz Vermelha

•   da Luta Pelo Passe Livre

•   do Matemático

•   do Metroviário

•   do Movimento Pestalozziano no Brasil

•   do Trabalhador da Construção Civil

😇 Santos do dia:

•   Santo Evaristo

•   São Luís Orione. E tantas outras.

Mas para mim, embora não conste nesse registro, a data mais importante é o aniversário de nascimento do meu pai: José de Ribamar Moreira.

Um homem que teve como berço, um lugar humilde encravado no interior da região do Mearim no Estado do Maranhão, uma das unidades federativas consideradas mais pobres do país. Como a maioria das pessoas oriundas desse local, a lavoura e atividades análogas é a ocupação buscada para a sobrevivência.

Não possuo muitas informações detalhadas sobre fatos antecedentes, mas, tenho conhecimento de que Ele, não aceitou o que se vislumbrara para o seu futuro, se ali permanecesse.

Veio para a capital, São Luís e foi morar de favores com um tio que também enfrentava condições desfavoráveis; entre algumas passagens, a mim relatadas, dão conta de que a vida nesse período não foi nada fácil, pois, até o espaço da casa (cozinha) onde dormia em rede, possuía tantos buracos no telhado que quando chovia, tinha que se levantar, desarmar a rede e sentar-se em um tamborete para esperar a chuva passar onde às vezes, durava toda a noite.

Sem conhecimento formal escolar, passou a desempenhar atividades laborais que lhe exigiam muito esforço: carreiro e estivador, mas, foi através do ofício de barbeiro que aprendeu com o senhor Nhozinho Beckman Reis (mais tarde, meu padrinho) que especializou-se, posteriormente, passou a desempenhar em horários de folga o ofício, aliando-o com o serviço público policial militar que na época havia ingressado e em cujo, chegou às funções de 2º Sargento PM (diga-se de passagem, um dos notáveis graduados de sua época), assim, pode ofertar à família récem-formada, uma vida digna e honrada, sem permitir que faltasse principalmente o pão de cada dia e posteriormente ampliada (esposa Isabel e seus quatro filhos: eu, Augusto, Fernando e Yd-Olanda).

Foi e continua sendo um baluarte no acompanhamento, direcionamento e condução das medidas que vizassem a propiciar uma qualidade de vida melhor à minha mãe Isabel Furtado Moreira, em razão de algumas comorbidades que sofre, iniciadas há mais de quarenta anos, sendo seu acompanhante, enfermeiro e cuidador.

Acompanhei seus esforços em ajudar parentes tanto de sua parte, como da parte de minha mãe (irmãos e irmãs, cunhados e cunhadas, concunhados e concunhadas, sobrinhos e sobrinhas, primos e primas, conterrâneos e conterrâneas, ora dividindo e ofertando teto, alimentação e orientações para o seguimento do caminho do bem.

Com o desenvolvimento dos filhos, estes, sem amadurecimento, vieram os netos e netas, bisnetos e bisnetas, os quais também passaram a receber o apoio e a ajuda em situações diversificadas: alimentação, pousada, escola e planos de saúde.

Ainda na atualidade, destina percentual de seu salário a ajudar aqueles que lhe buscam e nessa esteira também usufruíram genro, noras, esposos de netas e tantos outros.

Sem sombra de dúvidas, uma vida permeada de adversidades, mas que com a peculiar inteligência e as qualidades que é possuidor, superou-as.

Conquistou uma legião de sinceros amigos, amealhados ao longo de boa parte da vida, a quem direcionou seus esforços e atenção, em todas às vezes que foi procurado.

Portanto não existe a menor dúvida de que é um vencedor e um exemplo de vida.

Como seu filho primogênito, condição que alcancei, após a partida do meu irmão que levava seu nome, com pouco mais de 58 anos, em algumas oportunidades, percebendo de forma cristalina, que muitos se aproveitaram e se aproveitam dessas suas qualidades; acompanhando-o, sugerir-lhe um pouco mais de cuidado e atenção, mas, como mudar o comportamento de uma pessoa que acostumou-se a fazer o bem, sem importar-se com as ingratidões, a falta de reconhecimento, as decepções?

Essa é mais uma de suas lições que tenho que me esforçar para aprender, pois, dentre inúmeras que aprendi, me tornei uma pessoa melhor.

É o meu guru, meu orientador, meu mestre, meu líder. O que sou e o que conquistei (conhecimentos e posição social), devo em grande parte aos seus direcionamentos, aconselhamentos e intervenções, até os dias de hoje, antes de qualquer decisão, o ponho a par, para ouvir suas sábias palavras e divido com ele o resultado dessas conquistas, em todo os campos de atividades, por tudo isso, além de meu pai é o meu melhor amigo.

São Luís - MA, 26 de outubro de 2020. 

Carlos Augusto Furtado Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SILÊNCIO

Silêncio por favor eu lhes peço. Silêncio em nossa última homenagem à um mortal, imortal. Silêncio em respeito ao seu adeus terreno. Silênci...