sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

30 ANOS DA DECLARAÇÃO DE ASPIRANTE-A-OFICIAL PMMA


Na noite do dia 10 de outubro de 1987, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, 81 Cadetes foram declarados Aspirantes-A-Oficiais PM.
Dias antes, como coordenador e diretor responsável da revista comemorativa dos Aspirantes 1987, publiquei o seguinte editorial:

“Amigos!
Eis que finalmente alcança-se a meta tão ansiosamente almejada: - A FORMATURA – ASPIRANTE-A-OFICIAL PM. Ideal perseguido tenazmente durante um bom tempo de nossas vidas, cinco anos para uns, quatro para outros e três para a maioria. Retratar esse período, seria necessário preencher cinco, dez, cem ou mais revistas como esta, e certamente não conseguiríamos descrever com detalhes todos os momentos bons, ruins, alegres ou tristes que aqui vivemos.
Numa mutação normal de nossa existência nos tornamos mais idosos, mais experientes, mais vividos.
Nesta casa de civismo e de cultura, nos dedicamos ao extremo, transpusemos montanhas quase inacessíveis, ultrapassamos vales profundos, superamos a toda espécie de obstáculos, vemos coroados de êxitos os esforços desprendidos e hoje quando todos os segmentos da sociedade brasileira dirigem suas expectativas à democratização, peculiar a seu povo, as POLÍCIAS MILITARES DE MINAS GERAIS, MARANHÃO, ALAGOAS, MATO GROSSO, CEARÁ, AMAZONAS, PARAÍBA E SERGIPE, movidas por alto espírito profissional e cívico, empenham-se em fortalecer as condições de segurança e tranquilidade pública, formando e aprimorando o seu componente mais importante – O POLICIAL MILITAR.
Aprendemos teórica e praticamente, e estamos prontos para servir devotadamente às instituições e poderes legais devidamente constituídos, sem arrefecimento, dando o melhor de nossos esforços e de nossa capacidade.
A família que formamos quando aqui chegamos, desintegrou-se parcialmente, companheiros nossos que por motivos vários, deixaram o nosso convívio, temos a certeza de que num futuro bem próximo tornaremos a nos encontrar e formaremos o corpo primitivo, embora que seja com ideais diferentes.
A você ilustre desconhecido, pretendemos mostrar uma pequena parcela da nossa Academia, de suas atividades e de nosso dia-a-dia, convidando-o para conhece-la pessoalmente, será um prazer recebe-lo.
Ao Sr. Maj Gomide, supervisor geral deste trabalho, meus agradecimentos por me permitir conduzir este ideal à frente, naturalmente com a aprovação do Sr. Cel PM Maurílio Modesto Cunha, DD. Comandante da APM, e a confiança depositada em um componente de uma có-irmã que acredita em um futuro cada vez melhor para todas as valorosas corporações do país.
A minha adorável família, a alegria em comungar com vocês desse momento sublime, e aos meus pais, peço ao Criador que lhes dê muitos anos de vida e agradeço-lhes por terem me conduzido a essa vida maravilhosa.
Ao nosso Deus, nossa crença em sua existência e a certeza em saber ser Ele, o único responsável por tudo aquilo que acontece na face da terra.
CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA – ASP PMMA”
         
Neste 10 de outubro de 2017, exatos trinta anos passados, relembro de todos os companheiros concludentes:
MG – Ramalho, Gonçalves Dias, Campos, Rodney, Campolina, Clayton, Marcos Antônio, Rawson (in memorian), Welllinton, Milton Costa, Sandro, Putini, Braga, Sousa, Cláudio, Caldas, Ângelo, Túlio, Itamar Soares, Jorge Augusto,Túlio, Paulo, Adilson Prado, Rogério, Evaristo, Bueno, Magela, Munhoz, Alexandre Oliveira, Luiz, Oliveiros, Vinicius, Leoni, Euripes, Wilson, Couto, Roberto Sá, Leal, Matuzail, Adelson, Noguchi, Alexandre Moarais (in memorian), Alan, Franklin, Caubis, Sérgio Pires (in memorian), Domingos, Carlos, Carlos Wagner, J. Santos, Queiroz, Santana, Mac Dowel, Adenilson, Zenóbio, F. Guimarães, Jader, Sanches, Souza Rodrigues, Bettoni, Novaes, Antônio, Mendes, Isley, Negraes, Celton, Hueber, Machado e Francisco.
MA: Carlos Augusto (Furtado) e R. Campos.
AL: Albuquerque e Macêdo
MT: Adarildo (in memorian).
CE: Amarílio e Edivar.
AM: J. Costa e Ribeiro.
PB: Diniz e Patrício.
SE: Vicente.
         
Embora não tenham concluído o curso por motivos diversos, vem-me à lume as lembranças dos amigos de MG: Rezende, Delso, Orildo, Silveira; MT: Elson, AM: Benayon, com os quais desfrutamos boa parte desse período.
Destarte, registro minhas congratulações à todos os Aspirantes 87 que nesta oportunidade, representado por 16 integrantes (e suas famílias) dessa memorável turma, desfrutam dos encantos da bela Maceió, para comemorar esse importante feito para as corporações policiais militares e para o Brasil.

São Luís - MA, 10 de outubro de 2017.

Cel PMMA RR Carlos Augusto Furtado Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...