quinta-feira, 2 de julho de 2020

O SONHO CONTINUA EM 2020



Ao longo dos últimos dois anos em algumas oportunidades falei de um sonho acalentado durante mais de três décadas, o qual veio a se tornar realidade no dia 20 de junho de 2018, com a instalação da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) e posse como Acadêmicos Efetivos e Perpétuos de uma maioria de amigos e companheiros que apostaram na ideia, acreditando que era possível na esfera militar criar uma confraria voltada para as letras, artes e ciências sociais.
Passado um ano e meio daquela triunfal noite, quando personalidades, convidados e familiares, presentes no salão verde do Grêmio Lítero Recreativo Português, testemunharam a pujança com que nascia um Sodalício diferente, o sonho começou a tornar-se realidade.
Com brasão, peregrineta (parte da veste eclesiástica, uma capa curta, aberta na parte da frente, que cobre os ombros e parte das costas e dos braços, foi escolhida como veste acadêmica) e os nossos patronos definidos (entre ilustres maranhenses, alguns, escolhidos entre heróis da Polícia Militar do Maranhão), despertamos para o mundo acadêmico maranhense, preenchendo uma lacuna até então existente.
Aproveitando das exitosas experiências de alguns Confrades, já glorificados, através de suas vivências profissionais e reconhecidos pelos grandes feitos realizados em várias áreas sociais, tanto em plagas maranhenses, como em outros rincões desse imenso território nacional (os quais, foram os verdadeiros baluartes incentivadores e impulsionadores para o fortalecimento da AMCLAM, pois, através de suas orientações, mostrando caminhos a serem percorridos, nos alertaram para as adversidades e dificuldades a serem enfrentadas, entretanto, convencidos de que não havia espaços para voltar atrás, fluíram promessas de estarem ao nosso lado, propiciando o suporte para os ideais a serem perseguidos).
Dado o passo inicial, procurei estar presente entre aqueles que também tentavam dar fluidez as artes e as letras maranhenses e do muito que aprendemos, passamos a estimular outros Confrades que demonstravam a vontade e o desejo de ampliarem seus conhecimentos nesses misteres. Nesta fase, interessados e habilidosos Confrades, passaram a somar com as suas particularidades, habilidades e peculiaridades, propiciando que a AMCLAM fosse se solidificando.
Gradativamente fomos avançando, através de ideias, participações, diálogos, experimentos. Veio a construção de mecanismos norteadores, nossa simbologia com o Colar acadêmico, o nosso Estandarte e o nosso Hino e passamos a crescer quantitativamente e qualitativamente.
Buscamos parceiros e essa conjuntura de esforços nos permitiram experimentar nesse curto interregno de tempo, vitórias que nos diferenciaram de tantos outros Sodalícios, passamos a ser convidados para participar de decisões que dizem respeito a cultura de um modo geral, claro, que ainda de forma tímida, mas comparada à outras irmandades, poderia me alvorar em dizer que do já demonstrado à sociedade maranhense, já somos vistos de maneira diferenciada e positiva.
Trabalho, ousadia, determinação, vontade e busca da excelência, são algumas características que nos diferem e com isso, a certeza de que estamos só no começo de uma eterna busca, de um eterno aprendizado, para que em algum momento, possamos dizer de forma humilde, mas, gloriosa que nossos esforços valeram a pena.
Extraímos de alguns fundamentos da concepção construtivista, a percepção de que: ...nada, a rigor, está pronto, acabado, ...especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais...
Portanto, nobres e diletos confrades e camaradas, nos ajude a seguir em frente, contribuam na esfera de suas atribuições, um pouco mais do que vós tem feito, escrevamos nossos nomes na história – aí sim, quando passarmos para um outro plano, poderemos realmente ser considerados imortais.

São Luís – MA, 31 de dezembro de 2019

Carlos Augusto Furtado Moreira
Presidente da AMCLAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...