domingo, 25 de maio de 2014

Crítica: analise do poema ''Metafísica em Angelina Crow'' de autoria do poeta Fernando Atallaia


‘’Se levarmos em consideração o significado da palavra metafísica, que se origina do grego, logo teremos “além da natureza” ou “além da física”, assim já estaria cristalinamente entendido o significado deste poema. Entretanto, como ramo da filosofia, em sua concepção clássica como realidade transcendente que só pode ser descoberta pelas luzes da razão, somos  levados a pensar que a metafísica é tão sofisticada que não possui qualquer relação com a vida. 

É uma crença falsa, embora os estudos da metafísica sejam realmente complexos e sofisticados, em realidade são pilares de todo o conhecimento.

Um dos maiores filósofos do século XX, Richard Taylor, disse que “cada um tem sua filosofia e todos os homens tem opiniões metafísicas, mas que raros são os homens que possuem qualquer concepção de filosofia e ainda menos os que tem qualquer noção de metafísica”, para mim é meio paradoxal; mas essa era a sua sustentação. 

William James (foi considerado por muitos o homem mais inteligente do mundo - a título de comparação, em geral, as pessoas possuem Q.I. em torno de 100, as que possuem 140 são consideradas gênios e o Q.I. estimado de William, era entre 250 e 300). Ele definiu a metafísica como "apenas um esforço extraordinariamente obstinado para pensar com clareza". 

Já a escritora Gabriela E. Possolli Vesce argumenta que “a metafísica se ocupa em estudar a essência do mundo, podendo ser definida como o estudo do ser ou da realidade e se destina a buscar respostas para perguntas complexas como: O que é realidade? O que é a vida? O que é natural? O que é sobrenatural? O que nos faz essencialmente humanos?”
Mas enfim, pensar metafisicamente é pensar, sem arbitrariedade nem dogmatismo.
 

O que Fernando Atallaia traz para os leitores em METAFÍSICA EM ANGELINA CROW é estimular os pensantes a uma reflexão, é fazer paralelos, é brincar com a inteligência e com a arte, é descrever a sedução, a sensualidade e o sexo com profunda malícia saudável’’.

Parabéns poeta.
 
 
Leia o poema na íntegra, aqui: 

http://agenciadenoticiasbaluarte.blogspot.com.br/2012/04/literatura-brasileirafernando-atallaia_17.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...