sábado, 24 de maio de 2014

O DIA DOS PAIS


Segundo a Enciclopédia Wikipédia, o DIA DOS PAIS teve sua origem na antiga Babilônia, onde há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o que é considerado o primeiro cartão e que continha a seguinte mensagem: Pai tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu mestre, meu senhor, meu Pai.

A tradição permaneceu e foi levada adiante por diversos povos e civilizações.

No Brasil, o DIA DOS PAIS, foi implantado pelo publicitário Silvio Bhering, sendo comemorado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, mesmo dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua ideia remontou ao fato da norte-americana Sonora Louise Smart Dodd quando escutava um discurso no dia das Mães, sobreveio à ideia de homenagear seu pai, um militar que criou seus seis filhos sozinhos, logo após a morte de sua esposa em 1898.

Pelos idos de 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos e também pediu auxílio para uma entidade de Jovens Cristãos da cidade. Assim o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd, sendo que a rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas (brancas), aos falecidos.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um DIA DOS PAIS nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o DIA DOS PAIS.

Igual ao Dia das Mães, a ideia de criar o DIA DOS PAIS foi a de criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Evidentemente que com o passar dos anos a data foi encampada pelo comércio e tornou-se ao lado de outras comemorações (Dia dos Namorados, Natal, Dia das Mães) períodos de grandes negócios para os comerciantes.

Como PAI é bom ser lembrado em um dia especial, mas especial para os PAIS são todos os dias em que os filhos demonstram afeto, carinho, agradecimento, consideração e respeito, tal como Elmesu, jovem babilônico referiu-se ao seu PAI, mentor, exemplo, moldador de personalidade, transformador de homem, mestre e senhor.

É quando o filho reconhece que graças ao DEUS do Universo, seu PAI juntamente com a sua MÃE o conceberam e permitiram vir ao mundo e isso por si só é uma dádiva do Criador.

Que as lembranças, mimos, agrados e presentes do DIA DOS PAIS sejam apenas simbólicos, mas que a maior oferta seja a da solidariedade e do amor fraternal, principalmente quando os PAIS se tornarem mais idosos, mais frágeis, mais carentes e mais necessitados de sentimentos nobres.

Sabemos que tudo nesta vida passa e um dia ficará só na saudade a lembrança daquele que nos direcionou, nos ensinou, nos fortaleceu e nos preparou para dar continuidade a sua geração.

Ao meu querido PAI – José de Ribamar Moreira a minha eterna consideração.

São Luís-MA, 09 de agosto de 2013.

Carlos Augusto Furtado Moreira

REFERÊNCIAS:
http://www.esoterikha.com/presentes/como-surgiu-o-dia-dos-pais-origem.php
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u20.jhtm
http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml
http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/como-surgiu-o-dia-dos-pais,9b08859fd53ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://www.horaonline.com/2012/08/descubra-como-surgiu-o-dia-dos-pais-no.html
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/A_DiaDosPais.htm
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-dos-pais-1.htm
http://blogtudo.net/como-surgiu-o-dia-dos-pais-541.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...