sábado, 24 de maio de 2014

A UFMA DE HOJE


Desde a minha formatura no Curso de História Licenciatura no ano de 1996, época em que uma plêiade de excelentes professores como Dalila, Telma Bonifácio, Regina, Glória (Glorinha), Manoel Barros (Manoelzinho), Flávio Soares, Flávio e tantos outros, sem esquecer o amigo José Francisco (Secretário do Curso), emprestaram seus valiosos conhecimentos, em raríssimas oportunidades, voltei ao Campus da UFMA no Bacanga.
Recordo-me de que no ano de 2009 quando comandava a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias - APMGD (Unidade de Ensino da Polícia Militar do Maranhão – PMMA) onde são formados os aspirantes, futuros oficiais, em convênio com a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA tornou-se pública uma verdadeira revolução iniciada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sob a gestão do magnífico reitor Dr. Natalino Salgado.
Naquela oportunidade passei a levar em consideração as possibilidades de que os oficiais da PMMA pudessem especializar-se e até mesmo cursar um mestrado na “Atenas Brasileira”, uma vez que os cursos regulares em nível de oficiais: Aperfeiçoamento e Superior de Polícia, realizados pelas diversas Academias de Polícias Militares no país e no exterior, em algumas destas já estavam equiparados às pró-graduações exigidas pelo Ministério da Educação.
Desta sorte poderíamos em conjunto - PMMA & UFMA - criar projetos, a serem submetidos à apreciação de órgãos superiores e que depois de autorizados, viabilizariam assim, uma demanda existente e que poderiam funcionar perfeitamente através de convênios.
Destarte, determinei ao meu secretário que agendasse uma audiência com o reitor da UFMA, a qual foi concretizada no dia 03 de maio daquele ano. A primeira impressão positiva que tive juntamente com a minha oficialidade ao chegar para a reunião naquela reitoria, foi além da presença do Dr. Natalino Salgado, a presença também de todos os pró-reitores e assessores diretos do staff da UFMA, convocados pelo magnífico reitor.
Inicialmente fiz uma explanação sobre o papel da APMGD, sobre o convênio com a UEMA e ao final solicitei o exame das possibilidades de serem realizados estudos para a celebração de convênios no sentido de serem criados cursos de Especialização e Mestrado.
É evidente que a nossa pretensão se encontrava devidamente respaldada e autorizada pelo senhor comandante geral da corporação à época – Cel QOPM Francisco Melo da Silva. Estávamos ali, como “porta-vozes” nos contatos iniciais para a viabilização de um ousado projeto de inovações na área de ensino na Corporação do Brigadeiro Falcão – a PMMA.
 
Os resultados daquele contato inicial atingiram nossas expectativas, pois saímos entusiasmados tanto com a receptividade da alta cúpula da UFMA, bem como por termos ouvido do senhor reitor repassar as orientações aos seus assessores para a viabilização dos estudos visando à realização dos projetos solicitados.
 
Lamentavelmente com a mudança da gestão da PMMA, imediatamente fomos exonerados do comando da APMGD e os contatos com a UFMA com esse foco não tiveram solução de continuidade.
 
De qualquer sorte, passados pouco mais de quatro anos daquele sonho, graças ao empenho e devotamento da Profª. Ms. Rosângela Guimarães Rosa, integrante do quadro de professores da UFMA e assessora da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, estamos tentando, juntamente com companheiros da própria PMMA, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Comunidade em geral (incluindo PRF e Marinha do Brasil) frequentar o Curso de Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública (fruto do Termo de Cooperação nº 00 004/2013, Processo nº 08020.020 5533/2012-23, publicado no Diário Oficial da União de 16 de abril de 2013, entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP e a Universidade Federal do Maranhão, como ação integrante da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública).
 
E coincidentemente foi nesta época (2009) que juntamente com a Profª Rosângela e outros parceiros, mais precisamente em 07 de março, levamos a efeito em São Luís, um conjunto de ações do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR), coordenado pela UFMA.
 
Mas voltando a questão das minhas surpresas no que tange a UFMA DE HOJE, são tantas inovações, que a cada momento em que vou retornando ao convívio acadêmico, vou tendo a oportunidade de acessar uma nova Universidade por alguns anos deixada para trás, novos centros, novos complexos, vão se transformando em surpresas agradáveis, são novas instalações físicas construídas, recuperadas e dinamizadas que realmente justificam a mudança da terminologia do antigo Campus Bacanga para Cidade Universitária Bacanga.
 
A oferta de cursos de graduação e pós-graduação, de extensão, e uma variedade de eventos, nos surpreende mais ainda, evidenciando que a UFMA DE HOJE, há muito dista daquela UFMA de 1996, época de minha formatura, apesar de terem se passado apenas pouco mais de 17 anos.
 
As conquistas são cristalinas e sem sombra de dúvidas fruto de uma gestão pró-ativa, eficiente e eficaz, com a participação efetiva de profissionais administrativos e docentes que devidamente envolvidos elevam a “Academia” a um local de destaque no cenário nacional e internacional.
 
Portanto, privilegiado somos nós, maranhenses, pela oportunidade de vivenciar esse grande momento de nossa querida Universidade Federal do Maranhão.
 
Parabéns professor Natalino Salgado e sua equipe por tão importantes conquistas.
 
Caldas Novas (GO), 06 de outubro de 2013.

Ten Cel QOPM/PMMA Carlos Augusto Furtado Moreira
Especialista em Gestão Estratégica em Defesa Social
Pós-graduado em Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia
Licenciado em História – Bacharel em Direito
celqopmfurtado@hotmail.comcelqopmfurtado@gmail.com
(98) 8826 4528 – 8138 2760

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...